Página inicial > São Borja > Vem aí Mostra Fotográfica Memória em Foco 2016: São Borja Missioneira
Notícias São Borja

Vem aí Mostra Fotográfica Memória em Foco 2016: São Borja Missioneira

Publicado em Terça, 22 de Novembro de 2016, 17h30 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Mostra Fotográfica "São Borja Missioneira" ficará disponível a comunidade são-borjense de 24 a 27 deste mês, no Centro Cultural de São Borja.

Foto: IV Memória em Foco: Filhos de São Borja - autores dessa história.

A VI edição da Mostra Fotográfica Memória em Foco, promovida anualmente pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus São Borja e este ano com apoio do Centro Cultural de São Borja, ocorre de 24 a 27 deste mês, na Estação Férrea, atual Centro Cultural.

Com a temática “São Borja Missioneira” a mostra fotográfica apresenta a comunidade de São Borja mais de 40 fotos que retratam um pouco da história e da memória da cultura missioneira local, além da apresentação de artefatos artísticos e registros históricos da cidade de São Borja e da redução jesuítica de São Francisco de Borja, emprestados por pessoas da comunidade. O material foi recolhido através de pesquisas realizadas pela equipe do projeto junto a famílias da comunidade são-borjense.

Mostra Fotográfica 2016

A abertura ocorre na quinta-feira (24), às 20 horas na Estação Férrea/Centro Cultural. Nos outros dias, a mostra fica disponível a comunidade para visitação na sexta-feira e sábado, das 09h às 21h, e no domingo, a partir das 16 horas. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

Projeto Memória em Foco

O Memória em Foco é um projeto de extensão do Instituto Federal Farroupilha desenvolvido desde 2011 e tem por objetivo organizar um evento cultural no formato de exposição fotográfica complementada de produção audiovisual e exposição de artefatos artísticos e culturais sobre questões relativas à memória da cidade de São Borja, estimulando a integração entre alunos e comunidade em geral.

Busca-se desde a primeira edição, realizar um evento acessível a todos os tipos de públicos, através de práticas de inclusão social. Neste sentido, após a catalogação do acervo, os estudantes realizaram a adaptação deste material em parceria com o centro de auxílio a pessoa com deficiência, proporcionando a confecção de legendas em braille.

São Borja Missioneira

Para os organizadores o grande objetivo do Memória em Foco é promover o sentimento de pertencimento da comunidade em relação ao município de São Borja. “O público verá um pouco da nossa história missioneira, com fotos que apresentam os vestígios que nos restaram desse período. A intenção é apresentar para a comunidade um pouco da história missioneira de São Borja, buscando ressaltar esses aspectos e suas influências na nossa identidade nos dias atuais”, explicou o coordenador do projeto, professor de História, Alexander Machado.

Assim foram realizadas diversas visitas aos cidadãos são-borjenses com a finalidade de coletar materiais para a exposição. Os materiais coletados foram organizados e catalogados pelos próprios alunos bolsistas do projeto de extensão, sob orientação dos professores Alexander Machado (IFFAR), José Fernando Rodrigues (Centro Cultural) e Flávia Pedron (ex-professora do IFFar).

Mais informações sobre o evento estão disponíveis na página do Memória em Foco no facebook (www.facebook.com/memoriainfoco).

Edições anteriores:

I Memória em Foco: História Oral: percepções de hospitalidade no município de São Borja.

II Memória em Foco: Retratos da Cultura Árabe em São Borja;

III Memória em Foco: Mergulhe nos mistérios do Festival da Barranca;

IV Memória em Foco: Filhos de São Borja - autores dessa história.

V Memória em Foco: Blocos de Carnavais de São Borja

Salvar