Página inicial > São Borja > Palestra “Empreendedorismo Inovador” promove cultura empreendedora no Campus São Borja
Notícias São Borja

Publicado em Sexta, 21 de Julho de 2023, 13h59 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

O momento reuniu discentes e servidores no fortalecimento do compromisso da instituição ao fomentar cultura empreendedora

A palestra “Empreendedorismo Inovador”, ministrada pela Profª Adriana Peres Ferreira, aconteceu no dia 05 de julho na sala 402 do prédio de ensino do IFFar - Campus São Borja, reunindo discentes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, docentes e membros da comunidade interessados em prestigiar a cultura empreendedora e de inovação no campus.

emprededorismonit1234230 2

Foto: Profª Adriana Peres Ferreira ministra a palestra “Empreendedorismo Inovador” / NIT

A iniciativa de promover e organizar a palestra foi resultado do Projeto Pedagógico Integrado (PPI) intitulado “Bye Bye Boss: Estímulo ao Empreendedorismo e Inovação na Instituição”, realizado pelos alunos Ana Paula Azambuja Rodrigues, Larissa Toller dos Santos, Luiza Bettina Gutknecht Ferreira e Renan Faleiro de Freitas do terceiro ano do curso Técnico em Informática, sob a orientação do professor Frank Jonis Flores de Almeida. A iniciativa contou também com o apoio do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NIT) do campus.

A palestrante, Profª Adriana Peres Ferreira, é uma gestora graduada em Administração e com especialização em Docência no Ensino Superior, sua vasta experiência inclui a coordenação de cursos técnicos de Administração e Logística, destacando-se como referência na área. Com seu domínio em empreendedorismo, ela compartilhou valiosos conhecimentos e insights para inspirar a próxima geração de empreendedores.

PPI desenvolvida visa promover a inserção no mundo da pesquisa e extensão

O Projeto Pedagógico Integrado desenvolvido tem por objetivo estimular os estudantes na integração curricular entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Os discentes escolheram o tema dentro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para promover um crescimento sustentável global até 2030.

emprededorismonit1234230 1

Foto: Palestra deixa marca significativa na comunidade acadêmica do Campus São Borja / NIT

A proposta e o objetivo central do evento foram despertar nos participantes, discentes do IFFar, uma mentalidade empreendedora e inovadora, estimulando-os a explorar novas oportunidades e soluções criativas. A iniciativa alinhada com o ODS 8, visa promover o crescimento econômico sustentável, a criação de empregos produtivos e condições justas de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento local e regional.

Durante a palestra, foram abordados diversos tópicos relevantes, incluindo estratégias de identificação de oportunidades, processos de inovação, gestão de riscos e o papel do empreendedorismo na sociedade contemporânea. Os participantes tiveram a oportunidade de interagir com a palestrante, fazendo perguntas e compartilhando suas próprias experiências. A troca de ideias e conhecimentos enriqueceu ainda mais o evento, criando um ambiente propício para o aprendizado e a reflexão sobre o empreendedorismo e a inovação.

O presidente do NIT, Prof° Frank Jonis Flores de Almeida, declara que a palestra foi um verdadeiro sucesso, deixando uma marca significativa na comunidade acadêmica do Campus São Borja: “A iniciativa fortaleceu o compromisso da instituição em promover a cultura empreendedora, capacitando os estudantes a enfrentarem os desafios do mercado de trabalho de forma proativa e criativa.”

Frank ainda agradece à Profª Adriana Peres Ferreira por compartilhar seu conhecimento e inspiração com a comunidade acadêmica, além de agradecer a coordenação do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, representada na ação pelo Prof° Emerson Robello e pela Profª Juliana de Magalhães Bandeira. Por fim, o presidente celebra a organização bem-sucedida do evento, e pontua: “Que a palestra Empreendedorismo Inovador seja o ponto de partida para uma nova era de inovação, empreendedorismo e crescimento no Instituto Federal Farroupilha - Campus São Borja. Juntos, podemos transformar ideias em realidade e contribuir para um futuro promissor.”