Página inicial > São Borja > Projeto de Computação apresentado por professor do IFFAR vence o Selo de Inovação da SBC 2024
Notícias São Borja

Publicado em Sexta, 02 de Agosto de 2024, 17h40 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

O projeto intitulado ORBIO: Otimização e Gestão de Missões com Veículos Aéreos Não Tripulados para Dispersão de Agentes no Controle Biológico de Pragas apresentado pelo Professor Bruno Siqueira da Silva, do IFFAR - Campus São Borja, foi o grande vencedor do Selo de Inovação da SBC deste ano!

projetoprofessoriffarsb2024

Foto: Finalistas do Selo de Inovação SBC no COMPUTEC, com o prof. Bruno, que apresentou o projeto de forma remota.

Este concurso, organizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), com o apoio do Ecossistema Brasileiro de Startups, premia projetos de Computação desenvolvidos durante a graduação, o mestrado ou o doutorado que propõem soluções potencialmente inovadoras. Na primeira fase do concurso, 25 trabalhos foram submetidos e apenas cinco projetos foram selecionados para a segunda fase, que consistia na apresentação dos projetos em formato de pitch durante o COMPUTEC, evento base do 44° Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). Nesta etapa, os três melhores projetos foram premiados com o Selo de Inovação SBC, com o projeto ORBIO ficando em primeiro lugar.

A plataforma ORBIO, que encontra-se em desenvolvimento, é fruto da parceria de pesquisa do IFFar, IFSul, UFPel, EMBRAPA Instrumentação e a Startup Birdview Drone Bio Control. A plataforma, que encontra-se em fase de registro junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), é capaz de gerenciar missões de dispersão de agentes biológicos e automatiza o planejamento de rotas com drones.

O projeto também recebe apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), tendo concluído recentemente a etapa de PIPE I do órgão de fomento. Atualmente, o projeto encontra-se em estágio de proposição/aprovação para a etapa de PIPE II. Até o momento, o projeto já captou R$1,3 milhões em recursos para desenvolvimento e aprimoramento.

Selo de Inovação

Conheça a equipe do projeto:

Bruno Siqueira da Silva - Doutorando em Computação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Professor do Instituto Federal Farroupilha (IFFAR Campus São Borja).

Tauã Milech Cabreira - Professor do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul Campus Pelotas).

Marcelo de Souza Moreira - Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul Campus Pelotas).

Paulo Roberto Ferreira Junior - Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Lúcio André de Castro Jorge - EMBRAPA Instrumentação.

Nicholas Rodwell Matias - CTO BirdView Drone Bio Control.

Ricardo Antônio de Oliveira Machado - CIO BirdView Drone Bio Control.