Página inicial > São Borja > Equipe Astronautas de Mármore vence Mostra de Foguetes e garante vaga na Competição Final
Notícias São Borja

Publicado em Segunda, 02 de Setembro de 2024, 20h45 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

No último sábado, 31 de agosto, o Instituto Federal Farroupilha - Campus São Borja sediou a Mostra de Foguetes, parte integrante da Semana de Tecnologia, Educação e Ciência (SEMTEC). Organizada pela Direção de Pesquisa e Extensão (DPEP), a mostra também funcionou como etapa classificatória para a competição final da instituição, programada para o dia 3 de outubro, no campus São Vicente do Sul, em conjunto com a Mostra de Educação Profissional e Tecnológica (MEPT).

mostradefoguetessb2024

Foto: Mostra de Foguetes serviu de etapa classificatória para a competição final em São Vicente do Sul /Ascom

O evento teve como objetivo a integração entre ensino e pesquisa, ao proporcionar aos estudantes uma oportunidade para aplicar conceitos teóricos de física, química, matemática e engenharia em um cenário prático, o que facilita a compreensão dos conceitos por meio da experimentação real.

Neste ano, quatro equipes participaram da competição. A equipe Astronautas de Mármore, composta pelos alunos Maria Eduarda Loureiro da Rosa, Arthur Valadares Alves e Eniele Pereira Pazzini Bettim, e orientada por Jan Torres Lima, conquistou o 1º lugar com uma marca de 159,2 metros. O 2º lugar foi para a equipe Astros 2, que alcançou 143,4 metros, e o 3º lugar foi obtido pela equipe Star Fury, com uma marca de 109,5 metros.

mostradefoguetessb2024 1

Foto: Equipe Astronautas de Mármore é a grande vencedora da Mostra de Foguetes /Ascom

Os participantes, organizados em equipes compostas por alunos de diferentes modalidades de ensino e orientados por servidores da instituição, foram desafiados a projetar, construir e testar seus próprios foguetes. O processo envolveu a superação de obstáculos que exigiram pensamento crítico e habilidades de resolução de problemas, promovendo o trabalho em equipe e a inovação. A atividade também desempenha um papel importante ao inserir e estimular os  alunos a seguir nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

A Mostra de Foguetes destaca-se não apenas por reforçar o aprendizado acadêmico dos participantes, mas também por contribuir para o desenvolvimento de habilidades práticas essenciais para suas trajetórias profissionais futuras.