Página inicial > São Borja > IFFar e OMiCult realizam lançamento do Concurso de Aplicativos São Borja APK
Notícias São Borja

IFFar e OMiCult realizam lançamento do Concurso de Aplicativos São Borja APK

Publicado em Terça, 09 de Mai de 2017, 15h11 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Concurso de desenvolvimento de aplicativos terá como novidade a participação dos alunos dos cursos de comunicação da Unipampa.

Foto: Evento de lançamento do concurso na Unipampa/Ascom IFFar

Na última quarta-feira (03), na Unipampa, ocorreu o evento de lançamento do concurso São Borja.apk. A iniciativa promovida pelo curso de Bacharelado de Sistemas de Informação do IFFar tem por finalidade o desenvolvimento de aplicativos de informática para o sistema operacional Android. Este ano as áreas temáticas são sustentabilidade, meio ambiente e agronegócio.

A novidade na edição de 2017 é a parceria com o Observatório Missioneiro de Atividades Criativas e Culturais - OMiCult, uma instância de produção e difusão de pesquisas e informações sobre as atividades criativas das regiões das Missões do Rio Grande do Sul, formada por professores e estudantes da Unipampa – Campus São Borja.

Nesta edição do concurso São Borja.apk além dos acadêmicos do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação do IFFar- Campus São Borja, também podem participar os acadêmicos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas da Unipampa.

De acordo com a professora Marcela Martins (OMiCult), a integração dos alunos da Unipampa nas equipes do IFFar, permite que eles colaborem no desenvolvimento dos aplicativos através de seus conhecimentos relacionados a área de comunicação, pensando em estratégias de divulgação dos produtos, elaboração de identidade visual, apresentação dos aplicativos para os públicos de interesse entre outros aspectos relacionados aos processos de comunicação voltados para as indústrias criativas de softwares.

A partir da próxima segunda-feira (8), por meio do Omicult serão disponibilizadas informações aos alunos da Unipampa a respeito de como se dará a seleção de estudantes da universidade, para colaborarem junto as equipes do curso de Sistemas de Informação do IFFar.

O coordenador do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação e participante da comissão organizadora do São Borja.apk, professor Claiton Correa, destaca que o projeto possibilita a criação de soluções tecnológicas que podem ser aplicadas ao dia-a-dia da cidade por meio de aplicativos de computação acessados facilmente por celulares e smartphones, além de deixar os alunos de ambas instituições acadêmicas mais preparados para as novas realidades do mundo do trabalho.

A equipe organizadora deste ano é composta pelos professores do IFFar Claiton Correa, Fernando Oliveira e Rafael Parizi, e os professores da Unipampa Marcela Martins, Tiago Martins e Joel Guindani. Além dos docentes, também há o envolvimento de acadêmicos do IFFar e da Unipampa na organização das atividades.

Atualmente estão em fase de desenvolvimento no IFFar os aplicativos Carbodroid (aplicativo móvel para controle de carboidratos com base em medidas caseiras); Ardoif (sistema de automação dos aparelhos de ar-condicionado do IFFar São Borja) e o software BookLine (sistema para gestão da avaliação de trabalhos em eventos científicos). No ano passado a empresa júnior do curso de Sistemas de Informação em parceria com a empresa são-borjense Agadê Consultoria e Assessoria Empresarial, desenvolveu um software customizado para gestão de currículos, que está sendo até hoje usado pela empresa.