Página inicial > São Borja > Debate sobre Depressão na Adolescência encerrou Campanha Baleia Rosa IFFarSB
Notícias São Borja

Debate sobre Depressão na Adolescência encerrou Campanha Baleia Rosa IFFarSB

Publicado em Quarta, 17 de Mai de 2017, 18h47 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Com a presença da médica Psiquiatra Joice Sabin, do Psicólogo Cristian Ceron, da Professora Magália Gloger (representando o Centro Espírita São Francisco de Assis) e o Pároco da Igreja Matriz São Francisco de Borja, Padre Aldomar, ocorreu nessa terça-feira (16), o debate de encerramento da Mobilização de Valorização da Vida, intitulada “Baleia Rosa IFFar”, com o tema “Depressão na Adolescência”.

O debate promovido pelo projeto de ensino Ideias em Debate e Assistência Estudantil, teve a participação de estudantes, professores, técnicos e familiares dos alunos, todos interessados na temática que vem repercutindo no mundo todo após a onda de suicídios juvenis supostamente relacionados ao Jogo Baleia Azul.

Além disso, a temática do suícidio tem repercutido bastante no meio adolescente com a web série Os treze porquês (13 reasons why), disponibilizada no serviço de streaming de vídeos Netflix. De modo geral a série apresenta Clay, um jovem que ainda lamenta a morte de Hannah Baker, estudante por quem ele era apaixonado e que cometeu suicídio. A trama se desenvolve ao passo que Clay recebe uma caixa com fitas cassetes gravada por Hannah, as quais, em cada fita Hannah revela como suas atitudes contribuíram para o seu suicídio.

Tanto a campanha quanto o debate foram proposições de alguns estudantes do ensino médio integrado. Influenciados pela repercussão da série televisiva e do jogo baleia azul, decidiram então organizar uma campanha de valorização da vida. Foram 107 pessoas que participaram da mobilização e 98 pessoas no debate.

A Campanha buscou a integração das pessoas por meio do afeto e por ações de solidariedade. Realizados de 08 a 16 de maio, os desafios incluíam a realização de programas de lazer, fazer novas amizades, selfies com os amigos, cumprimentar pessoas, promover ações generosas e muitos outras atividades que buscavam a valorização da vida. O resultado foi registrado nas redes sociais através das hashtags #BaleiaRosaIFFarSB e #ValorizeaVida.

Salvar