Página inicial > São Borja > Campus São Borja participa de importante evento de Física na UFRGS
Notícias São Borja

Campus São Borja participa de importante evento de Física na UFRGS

Publicado em Terça, 19 de Setembro de 2017, 12h01 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

O EEEFIS é um dos eventos mais tradicionais sobre ensino de Física no Rio Grande do Sul deste século, destaca o professor de Física Mairon Machado.

IMG 8192

Entre os dias 24 e 26 de agosto, o IFFar- Campus São Borja participou do Encontro Estadual de Ensino de Física (EEEFIS), promovido pelo Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Na oportunidade, representaram o campus os professores Mairon Melo Machado, Bianca Peixoto Gottfried e as alunas do curso de Licenciatura em Física, Brenda Matoso, Daniele de Oliveira e Kelen Kruger. Além de participar como ouvintes, os "são- borjenses" da Licenciatura em Física também apresentaram pôsteres, com os seguintes temas:

- Astronomia na Escola - Divulgando a Astronomia na Cidade de São Borja (Daniele e colaboradores;

- Fisíchef - Uma Prática Metodológica (Brenda e colaboradores);

- O Uso do Lançamento de Projéteis Para Aprender Sobre o Erro Experimental no Ensino Médio (Bianca e colaboradores);

- Termodinâmica na Cozinha - Métodos de Aprendizagem para o Ensino de Termodinâmica e História no Proeja (Mairon e colaboradores).

Encontro Estadual de Ensino de Física (EEEFIS)

A primeira edição foi organizada, em 2005, através do Programa de Pós-graduação em Ensino de Física e do Grupo de Ensino de Física, como uma iniciativa de promover o ensino da Física. Realizado no Centro de Referência para o Ensino de Física da UFRGS (CREF-UFRGS), no Campus do Vale, o evento que está em sua sétima edição, teve o apoio da CAPES e contou com a participação de 134 inscritos, em três dias de intensa atividade.

As edições subsequentes ocorreram em 2007 (173 participantes); 2009 (247 participantes); 2011 (264 participantes); 2013 (258 participantes); e 2015 (260 participantes). A sétima edição contou com 294 participantes, sendo a maior edição até o momento. Os participantes deste ano tiveram a oportunidade de assitir conferências com físicos de renome do nosso país, além de participar de oficinas de formação no ensino de Física e realizar apresentação de pôsteres.

Durante as conferências, foram apresentadas temas como a origem histórica da relatividade; do silício até os semicondutores orgânicos; sobre a forma da Terra; a experiência do PVNC-Petrópolis e a Física como disciplina de recuperação da autoestima.

Para o professor Mairon Machado a grandiosidade do evento reflete-se no número de trabalhos apresentados. Um total de 84 pôsteres foram discutidos nos prédios do Campus do Vale, os quais, também serão publicados através de atas online.

“Foi a primeira participação do Campus São Borja no evento, e espera-se que em dois anos, nossos alunos e professores ampliem os horizontes na cidade de Porto Alegre. O EEEFIS é um dos eventos mais tradicionais sobre ensino de Física no Rio Grande do Sul deste século”, ressaltou Mairon.

Fotos: Mairon Machado