Página inicial > São Borja > Projeto objetiva otimizar o uso do ar-condicionado no IFFar
Notícias São Borja

Projeto objetiva otimizar o uso do ar-condicionado no IFFar

Publicado em Terça, 05 de Dezembro de 2017, 16h00 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

"ArdoIF: uma proposta de sistema para automação e monitoramento em aparelhos de ar-condicionado" foi desenvolvido no Campus São Borja.

O projeto “ArdoIF: uma proposta de sistema para automação e monitoramento em aparelhos de ar-condicionado”, desenvolvido no Campus São Borja, é um dos que mais chamava atenção na Mostra de Inovação Tecnológica da VIII MEPT, realizada no final de setembro. Um dos motivos certamente era a apresentação caprichada – não só do estande, mas também dos dois alunos responsáveis por apresentar o projeto. Marcos Martins e Natalya Goelzer, do quarto semestre do curso Sistemas de Informação, até vestiam camisetas com as cores e o logotipo do ArdoIF.

Captura de Tela 2017-12-04 às 09.33.11.png

O ArdoIF é um dispositivo para automação, controle e monitoramento dos aparelhos de ar-condicionado. Ele possibilita, por exemplo, controlar o acesso e os  horários de funcionamento dos climatizadores, assim como monitorar o consumo energético. Além da associação mais evidente (ar-condicionado do IFFar), o nome escolhido para o dispositivo refere-se ao Arduino, plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre utilizado em sua construção.

Captura de Tela 2017-12-04 às 09.33.26.png

Os estudantes listaram alguns fatores que serviram de motivação para o desenvolvimento do dispositivo: o impacto considerável que o uso do ar-condicionado tem no orçamento do campus; a frequente perda de controles remotos; a falta de um sistema de gestão para controlar quais servidores e/ou alunos são responsáveis por ligar ou desligar os aparelhos; e a ocorrência de aparelhos ligados em salas vazias, desperdiçando energia elétrica, são os principais.

Captura de Tela 2017-12-04 às 09.33.37.png

Como funciona? Um protótipo do ArdoIF é instalado em um aparelho de ar-condicionado, o qual passa a ser gerenciado por um software (acessado por computador, celular ou tablet) que atua como controle para ligar, desligar ou ajustar a temperatura dos climatizadores, registra todas as interações realizadas com o aparelho e monitora o gasto energético em tempo real.

Por enquanto, o projeto ainda está em fase de testes. Contudo, no futuro, ao ser implantado em vários aparelhos, será possível obter dados acerca do consumo de prédios específicos ou mesmo de todo o campus, como explica Marcos.

O projeto ficou em primeiro lugar na categoria Inovação Tecnológica na premiação da VIII MEPT.