Página inicial > São Borja > Universidade do Professor recebe inscrições até o dia 20 deste mês
Notícias São Borja

Universidade do Professor recebe inscrições até o dia 20 deste mês

Publicado em Quarta, 11 de Mai de 2016, 13h44 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

O prazo para inscrição na Plataforma Freire foi prorrogado até dia 20 de maio. Oportunidade de aperfeiçoamento profissional para professores efetivos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, nos cursos de licenciatura nas áreas de Matemática, Química, Física, Biologia, Letras-Português, Ciências, História e Geografia.

O Ministério da Educação (MEC), visando a valorização dos professores e o cumprimento da Meta 15 do Plano Nacional de Educação (PNE) para o alcance de uma Educação de qualidade, lançou em 28 de março de 2016, a Rede Universidade do Professor.

A Rede Universidade do Professor é um programa que tem por objetivo sistematizar a oferta de formação inicial e continuada dos professores da rede pública da Educação Básica. Neste primeiro momento, a oferta destinar-se-á à formação inicial dos professores efetivos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que ainda não possuem formação nas disciplinas que lecionam. Para tanto, esses professores poderão realizar sua inscrição nos cursos de licenciatura nas áreas de Matemática, Química, Física, Biologia, Letras-Português, Ciências, História e Geografia, observando que a inscrição deverá ser em curso de: a) 1ª Licenciatura, para professores sem nível superior; b) 2ª Licenciatura, para professores licenciados, mas que atuam fora de sua área de formação; e c) Formação Pedagógica para professores graduados não licenciados. Os cursos são gratuitos e serão ofertados pelas instituições públicas ou comunitárias de Ensino Superior.

As vagas da Universidade do Professor serão disponibilizadas já a partir do 2º semestre de 2016, com a oferta de 105 mil vagas em cursos de 1ª licenciatura, na modalidade a distância, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB); e, na modalidade presencial regular, em vagas remanescentes das instituições federais de ensino superior ofertadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Em 2017, além das vagas citadas, a oferta será complementada com vagas em cursos de 1ª Licenciatura, 2ª Licenciatura e Complementação Pedagógica do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) presencial, cujo calendário acadêmico será pactuado com as redes de ensino e do Sistema UAB.

Entre as vagas, 20 mil serão oferecidas em universidades federais e outras 4 mil em institutos federais de ensino superior.

A inscrição pode ser feita por:

• Professores sem nível superior, em busca da primeira licenciatura.
  • Professores licenciados, mas que atuam fora da área de formação, em busca da segunda licenciatura.
  • Professores graduados não licenciados, em busca da formação pedagógica.

As inscrições devem ser feitas na Plataforma Freire, http://freire.capes.gov.br no curso adequado à formação do candidato.