Página inicial > São Borja > NEABI Promove Curso de Chás e Ervas Medicinais

Mensagem

Sorry - this event cannot be viewed using the link provided. Its possible the item may have been updated while you have been viewing the webpage.
Notícias São Borja

NEABI Promove Curso de Chás e Ervas Medicinais

Publicado em Segunda, 09 de Julho de 2018, 15h10 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

foto neabi

Foto: Curso de Chás e Ervas Medicinais

O evento teve como objetivo convidar os alunos a participar do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas, NEABI, assim como entender um pouco mais sobre a cultura indígena. Algumas dessas práticas medicinais foram abordadas pela pastoral da Saúde, da Paróquia São Francisco de Borja, com demonstração de preparo e degustação de alguns chás.

No curso foi abordado que atualmente a medicina indígena é um recurso para a cura de enfermidades graves, quando se esgotam os recursos científicos, porque lida, principalmente, com a fé, assim como muitas outras medicinas alternativas. Isso tudo não quer dizer que várias das ervas usadas pelos pajés e xamãs sejam descartadas pela medicina tradicional, pois muitas delas possuem princípios químicos ativos que, inclusive, vêm sendo objeto de pesquisa científica e que já compõem vários dos remédios que vamos procurar em farmácias.

A curso foi ministrada pelas senhoras Teresinha Bernardes, Juliana Moreira Machado e Reni Cruz, da Pastoral da Saúde São Camilo do município de São Borja.

A oficina demonstrou algumas plantas, onde cada uma tem propriedades ativas. Na demonstração foram separadas as flores, folhas, sementes e raízes, pois cada uma tem uma forma de preparo. Para a oficina foram preparadas três chás, cidró e funcho preparados por infusão e aniz estrelado preparado com decocção

O curso foi realizado no IFFar – campus São Borja, no dia 20 de junho de 2018, e direcionado para as turmas dos cursos Pró-EJA e subsequente de Cozinha.

Para maiores informações sobre o curso ou o NEABI, entrar em contato pelo Email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Helena Christofari, estagiária. Assessoria de Comunicação