Página inicial > Santa Rosa > NUGEDIS disponibiliza o Dicionário Crítico de Gênero
Notícias Santa Rosa

NUGEDIS disponibiliza o Dicionário Crítico de Gênero

Publicado em Terça, 02 de Julho de 2019, 12h12 | por Ascom Santa Rosa | Voltar à página anterior

No mês de junho, o Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual do IFFar – Campus Santa Rosa (NUGEDIS) adquiriu um exemplar do Dicionário Crítico de Gênero, obra que reúne 162 verbetes, conceituando temas como feminicídio, homofobia e transgênero. O objetivo é que o dicionário possa servir de apoio às pesquisas e estudos desenvolvidos pelo núcleo, por alunos ou para quem possa se interessar. O NUGEDIS localiza-se junto à Coordenação de Ações Inclusivas, ao lado da Assistência Estudantil, no Prédio Administrativo.

Sobre o dicionário
O dicionário é uma iniciativa apoiada pela Universidade Federal da Grande Dourados, pelo Laboratório de Estudos de Gênero, História e Interculturalidade (LEGHI) e pela Cátedra/UNESCO, e agrupa escritores de vários países, comprometidos com a visibilidade e a consolidação dos estudos de gênero e sexualidade. É organizado por Ana Maria Colling e Losandro Antônio Tedeshi, publicado pela Editora da UFGD.

De acordo com o parecer de Michelle Perrot no início do livro, ele é a expressão da vitalidade e desenvolvimento das pesquisas sobre mulheres e gênero no mundo ibero e latino americano em perspectiva multidisciplinar.
Além de apresentar intelectuais importantes nos estudos que envolvem temas que perpassam os estudos de gênero, a publicação também analisa os conceitos destes intelectuais de maneira crítica, fornecendo análises aprofundadas sob o prisma de gênero.

Dicionário genero.jpg

Dicionário genero 2.jpg