Página inicial > Santa Rosa > Ações do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo beneficiaram diversas instituições em 2019
Notícias Santa Rosa

Publicado em Segunda, 30 de Dezembro de 2019, 15h58 | por Ascom Santa Rosa | Voltar à página anterior

O Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU) do IFFar  – Campus Santa Rosa finaliza mais um ano de projetos e ações junto à comunidade. O EMAU é uma ação extensionista estruturada na forma de um escritório de arquitetura, entretanto, a gestão e desenvolvimento das atividades é feita pelos próprios acadêmicos, apenas coordenados por professores orientadores arquitetos ou engenheiros. O escritório trabalha principalmente com a elaboração de projetos e assistência técnica para órgãos públicos e instituições filantrópicas com limitações financeiras, que normalmente estão desassistidas pelo mercado profissional formal de arquitetura.

Durante o segundo semestre de 2019, o escritório desenvolveu uma série de projetos, desde os estudos iniciais até a entrega de projetos executivos. O primeiro projeto entregue pelo EMAU corresponde à adequação de acessibilidade para a atual sede da Associação de Familiares e Amigos das Pessoas com Necessidades Especiais (AFAPENE). Para o espaço, foi projetada uma rampa coberta, conectando os dois níveis da entidade.

Emau Projeto rampa coberta.jpg

Foto: Projeto para a Afapene/rampa coberta.

Outro projeto desenvolvido pelo EMAU é a ampliação da sala de professores do Núcleo Estadual de Ensino de Jovens e Adultos (NEEJA), localizada no Presídio Estadual de Santa Rosa. O projeto compõe um novo espaço para os professores e coordenadores, comportando sala de reuniões e biblioteca.

Projeto Emau núcleo paulo freire.png

Foto: Projeto Núcleo Paulo Freire

No decorrer do semestre, o Escritório ainda desenvolveu atividades práticas durante a Semana Nacional do Trânsito, participou da X Mostra de Educação Profissional e Tecnológica (MEPT), e redigiu relatos para o ENEA Laguna 2020 e para a revista Viver IFRS.
Para 2020, o EMAU seguirá nas atividades junto à comunidade, como é o caso do projeto já em andamento para a readequação do Lar do Idoso de Crissiumal, além de uma nova sede para o Patronato Agrícola.

As inscrições para participar do projeto de extensão ocorrem no início do mês de março. Para maiores informações entrar em contato com os professores coordenadores ou com os alunos que integram a equipe.

Emau Integrantes 2019.jpg

Integrantes do EMAU, da esquerda para direita: os acadêmicos Rafael Arenhart, Nathalia Barbosa, Bruna Goin, Gustavo Finger, Larissa Schons, e os professores Juliano Moreira Coimbra e Geruza Lazarotto.

Assunto(s): ,