Página inicial > Santa Rosa > Inep divulga resultados do Enade 2019
Notícias Santa Rosa

Inep divulga resultados do Enade 2019

Publicado em Quinta, 22 de Outubro de 2020, 15h52 | por Ascom Santa Rosa | Voltar à página anterior

Dos cinco cursos do IFFar que realizaram a prova, 3 obtiveram a nota 4 no conceito Enade (em uma escala que vai de 1 a 5). Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica se destacaram com os melhores índices do país.

enade_notícia.png

Nesta terça-feira (20), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os resultados do Enade de cinco cursos do IFFar que realizaram a prova em 2019: Arquitetura e Urbanismo (Campus Santa Rosa), Agronomia (Campus São Vicente do Sul), Tecnologia em Gestão do Agronegócio (Campus Júlio de Castilhos e Campus Santo Augusto) e Zootecnia (Alegrete).

O exame avalia anualmente o desempenho da educação superior de instituições públicas e privadas em todo o país. A cada edição, um grupo diferente de cursos é avaliado. Os resultados das provas geram, para cada curso participante, dois importantes indicadores da educação superior: o Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD).

Confira o desempenho dos cursos do IFFar que participaram do Enade 2019:

Conceito Enade

IDD

Agronomia

São Vicente do Sul

Arquitetura e Urbanismo

Santa Rosa

Gestão do Agronegócio

Júlio de Castilhos

3

Gestão do Agronegócio

Santo Augusto

Zootecnia

Alegrete

2

3

Esses indicadores vão constituir o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC) das instituições no último triênio (2017-2018-2019).  Como explica a Diretora de Ensino do IFFar, Janete Maria de Conto, “os cursos com CPC igual ou superior a 3 garantem o Conceito de Curso (CC) obtido por ocasião da avaliação de reconhecimento pelo próximo triênio”.

Destaque para a rede federal

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica é um dos principais destaques nas médias do Enade 2019. Em uma escala de 1 a 5, 41% dos Institutos Federais e Cefets tiveram nota 4 e 11% conseguiram alcançar o conceito máximo. Em nível de comparação, 30% das universidades brasileiras alcançaram a nota 4 e 11% delas, a nota 5. Saiba mais na notícia publicada pelo Conif.

Sobre o Enade

O Enade avalia o rendimento dos estudantes concluintes de graduação. Essa avaliação é feita por meio dos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Em 2019, participaram do Enade 1.225 instituições, com 8.368 cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de engenharia, arquitetura e urbanismo, ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; e cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança. As provas foram aplicadas em 1.063 municípios e contaram com a presença de 389 mil concluintes de cursos de graduação.

O exame existe desde 2004 e integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Secom, com informações do Conif e Inep