Página inicial > Santa Rosa > IFFar - Campus Santa Rosa classifica dois alunos para 2ª fase da Olimpíada de Língua Portuguesa
Notícias Santa Rosa

Publicado em Quinta, 25 de Agosto de 2016, 22h03 | por Ascom Santa Rosa | Voltar à página anterior

Os alunos dos cursos técnicos Integrados foram orientados a escrever um texto, em língua portuguesa, original e de autoria exclusiva de cada aluno, sobre o tema "O lugar onde vivo", nas categorias: crônica e artigo de opinião. A comissão julgadora da fase escolar classificou o melhor texto, em cada gênero textual, para a fase municipal. Segundo a professora de Língua Portuguesa do campus, Graciele Welter, todos os alunos que participaram desta Olimpíada estão de parabéns."Eles escreveram os textos, resgataram histórias, estreitaram vínculos com a comunidade e aprofundaram conhecimentos sobre a realidade", diz ela.

Os textos classificados são:

1°­ CRÔNICA: Estupro das palavras, de Larissa Marci Rupke Nieswald.

1°­ ARTIGO DE OPINIÃO: “Auapa”: Terra de origem, de Emmanuel Adamski de Moura.

A comissão julgadora escolar, composta por Jane Marlize Röpke, Ângela Mensch da Luz e Agnes Deuschle, classificou mais alguns textos como forma de destacar os talentos e divulgar o trabalho de produção textual dos alunos. São eles:

Crônica:

2°­ Marcas da Agressão –­ Jéssica Letícia Hübner

3° A janela – Josiane Karolina Schirmann Schuck

4° Somos todos Marina­ – Letícia Finger Campagnolo

Artigo de Opinião:

2°­ A (des)valorização do legado germânico – Andressa Wickert Kreutz

3° Terra do homem da terra – Luana Taís Puhl Schneider

4° – Reconstruindo a integração social – Brenda Schafer Rodrigues

5°­ “Alles gut?”–­ Talita Haas

Sobre a OLP

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, do 5° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio. Iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), em 2016 promove sua 5a edição.