Página inicial > Santa Rosa > Curso de Tecnologia em Alimentos recebe conceito máximo em avaliação do MEC
Notícias Santa Rosa

Curso de Tecnologia em Alimentos recebe conceito máximo em avaliação do MEC

Publicado em Quarta, 29 de Junho de 2022, 08h26 | por Ascom Santa Rosa | Voltar à página anterior

O curso de Tecnologia em Alimentos do IFFar – Campus Santa Rosa passou por avaliação e recebeu a nota máxima (5) no conceito de curso emitido pelo Ministério da Educação (MEC). A avaliação foi feita entre 20 e 22 de junho, de modo virtual.

O conceito de curso (CC) é a nota final de qualidade dada pelo MEC aos cursos de graduação das instituições de ensino superior no Brasil. Este conceito final é calculado a partir de uma avaliação por técnicos do ministério considerando três dimensões: organização didático-pedagógica; corpo docente e tutorial; e infraestrutura. Cada uma tem subitens que recebem notas até 5 e formam o conceito final de cada dimensão. Os conceitos das três dimensões são usados para calcular o conceito final do curso.

O curso de Tecnologia em Alimentos recebeu conceito 5 em organização didático-pedagógica, 5 em corpo docente e tutorial e 4,89 em infraestrutura. A nota final do curso ficou em 4,97, o que o coloca na maior faixa possível de conceito (5).

Este foi o primeiro curso do Campus Santa Rosa a passar por processo avaliativo de forma virtual. “Ficamos muito felizes, pois apesar de ser através das câmeras, conseguimos transmitir aos avaliadores todo o nosso comprometimento com a educação”, diz a coordenadora do curso, Paula Abentroth Klaic. Segundo ela, os avaliadores afirmaram que a instituição conseguiu mostrar a sinergia, o trabalho colaborativo e a dedicação de todos os envolvidos.

“Estamos muito orgulhosos de receber o conceito máximo emitido pelo INEP/MEC”, comenta. “É uma realização, pois somos educadores e nessa avaliação emerge o reconhecimento do comprometimento, profissionalismo, dedicação e sensibilidade para com a formação dos nossos alunos”.

Para a diretora-geral, Analice Marchezan, o maior indicativo de que o curso está no caminho certo é percebido através dos relatos dos alunos e egressos. “É gratificante ouvir as histórias de como a formação contribuiu para que suas vidas fossem impactadas positivamente”, diz. Ela afirma que o curso recebeu nota 4 em apenas um dos quesitos. “São apontamentos que sinalizam onde a gente precisa dedicar mais atenção e buscar melhorias ou tentar minimizar esses aspectos dentro do possível, mas que em nada comprometem essa excelente avaliação que o curso demonstrou. A nota é o reflexo do trabalho de muitas pessoas e a todos só podemos dizer: Gratidão!”.

Conceito mec 5 SR alimentos P.png

Imagem: Secom