Página inicial > Santa Rosa > Autoavaliação Institucional 2022 do IFFar ocorre até 16 de setembro
Notícias Santa Rosa

Autoavaliação Institucional 2022 do IFFar ocorre até 16 de setembro

Publicado em Quarta, 31 de Agosto de 2022, 11h51 | por Ascom Santa Rosa | Voltar à página anterior

O processo de Autoavaliação Institucional 2022 do IFFar ocorre de 29 de agosto a 16 de setembro. Durante o processo, servidores, estudantes do IFFar e membros da sociedade civil poderão responder a questionários sobre a atuação da instituição.

Autoavaliacao_noticia26082022_800x800-equal.jpg

A Autoavaliação é um processo anual de caráter diagnóstico, formativo e coletivo para identificar o perfil institucional e o significado de sua atuação por meio das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Atende aos princípios da lei nº 10.861/2004 que criou o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes).

O acesso aos formulários de Autoavaliação se dá através do link questionarios.iffarroupilha.edu.br. O interessado em responder ao questionário deve escolher o formulário que representa seu segmento (servidor, aluno ou sociedade civil) e informar o CPF para realizar o login. A Comissão Própria de Avaliação (CPA) destaca que a participação no processo se dá de forma anônima. O CPF é pedido apenas para acessar o sistema, não havendo ligação entre ele e as respostas aos questionários.

O processo de Autoavaliação Institucional foi pauta da última reunião do Colégio de Dirigentes do IFFar (Codir), realizada no dia 17 de agosto. No encontro, foi informado que em 2022 o período de realização da Autoavaliação foi antecipado em relação à pesquisa realizada no ano anterior. A razão da antecipação é permitir que os dados gerados pela pesquisa possam ser utilizados para o planejamento das ações institucionais a serem realizadas em 2023.

No ano passado, durante a realização do último processo de Autoavaliação, a então coordenadora substituta de Avaliação Institucional do IFFar, Nadia Belinazo, destacou a importância e o desafio de desenvolver a cultura da autoavaliação no IFFar: “somente olhando para os fazeres e organizações institucionais poderemos verificar o quanto já avançamos, e, da mesma forma, propor novos e melhores procedimentos para que o IFFar atinja, na plenitude, a missão e os valores pactuados coletivamente".

Os relatórios de Autoavaliação gerados nas pesquisas anteriores estão disponíveis neste link.