Página inicial > Santa Rosa > Jornada Integrada do Conhecimento movimenta o campus com palestras, oficinas e apresentação de trabalhos
Notícias Santa Rosa

Publicado em Quarta, 22 de Novembro de 2023, 20h03 | por Ascom Santa Rosa | Voltar à página anterior

O IFFar – Campus Santa Rosa realizou na segunda-feira, dia 20, a Jornada Integrada do Conhecimento (JIC), com o objetivo de promover a divulgação do conhecimento científico produzido no campus e em outras instituições nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão. No formato presencial e com uma extensa programação, o evento contou com diversas atividades como palestras, oficinas, mostra de trabalhos científicos e apresentações artísticas. Foram mais de 80 trabalhos inscritos e apresentados em três categorias: Mostra Científica, Mostra de Projetos e Mostra de TCCs e Estágios. As pesquisas e projetos foram expostos em apresentações orais e os autores estiveram presentes para a explanações aos participantes durante a manhã e noite.

SR_JIC1 noticia.jpeg

Foto: Inteliigência Artificial na Ciência foi tema da palestra de abertura..

A abertura do evento aconteceu no auditório do campus com a presença da diretora-geral, Analice Marchezan, e do diretor de Pesquisa, Extensão e Produção, Adriano Wagner. A palestra de abertura, “Inteligência Artificial na Ciência”, foi ministrada pelo professor Gerson Battisti, doutor em Ciência da Computação e docente da Unijuí. O tema proporcionou um debate acerca das oportunidades e ameaças advindas do avanço tecnológico, sobretudo no mundo do trabalho.

No período da tarde, aconteceram diversas oficinas organizadas pelos professores, alunos e egressos, nas quais foram oferecidas aos participantes experiências alinhadas às particularidades de cada curso, como Educação Financeira, Instalações Elétricas, Impressão 3D, Culinária, O potencial do Canva na Educação, Gestão do Tempo e Espanhol, que também gerou um certificado de carga horária para complementação curricular de cada estudante.

SR_JIC2.jpeg

Foto: Oficina Noções Básicas de Instalações Elétricas realizada no laboratório de Eletromecânica.

Apresentações culturais também marcaram a JIC. Os alunos integrantes do projeto de ensino Bandas do IFFar fizeram uma apresentação na abertura do evento. Já o encerramento ficou a cargo do Laboratorista de Móveis, Márcio Coutinho. O grupo de samba Batuque na Cozinha, de Santa Rosa, fez duas apresentações, uma no intervalo do almoço e outra à noite. O grupo veio a convite do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros Indígenas (NEABI), em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado neste dia 20/11.

O desenvolvimento da cultura da inovação e do empreendedorismo foi tema da segunda palestra, realizada à noite, pelo Coordenador de Inovação Tecnológica (NIT) do IFFar, Anderson Monteiro da Rocha. Ele, que é mestre em Ciência da Computação, abordou a importância do NIT no contexto institucional e ressaltou como a inovação tecnológica está associado ao surgimento de criações, inventos ou tecnologias geradas em ambientes de pesquisa científica.

No encerramento das atividades, foi divulgado quais trabalhos tiveram destaque na Mostra Científica e receberam certificado de Menção Honrosa (confira a lista de trabalhos apresentados aqui):

• 1º lugar - "Práticas Enquanto Componente Curricular (PeCC) II: Intervenção Sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis Em Uma Turma de Oitavo Ano”, de autoria de Ana Laura Engel da Silva, e coautoria de Marcos Antônio De Oliveira, Gilson André Zmijewski, Alexandre José Krul, Carla Cristiane Costa e Rúbia Emmel.
  • 2º lugar - “Seminários ‘Educando Para A Democracia’ e a Propaganda Contra Jango: Catalogação e Descrição de Fontes de Pesquisa”, de autoria de Hillary Fernandes Goulart, e coautoria de Mateus Da Fonseca Capssa Lima.
  • 3º lugar - “Explorando a Imaginação Científica nas Percepções de Estudantes do Ensino Fundamental”, de autoria de Giulia Della Giustina Hermes, e coautoria de Eloisa Heck, Alexandre José Krul e Rubia Emmel.

SR_JIC11.jpeg

Foto: Aluna Ana Laura Engel da Silva durante apresentação do trabalho que foi destaque na Mostra Científica.

O diretor de Pesquisa, Extensão e Produção e coordenador do evento, professor Adriano Wagner, agradeceu a todos os envolvidos na organização da JIC. “Preparamos um evento especial, com o intuito de proporcionaru um espaço para reflexão, debate e compartilhamento do conhecimento para estudantes, servidores e comunidade externa e eu estou particularmente satisfeito por tudo que realizamos”, ressaltou ele.

Ascom Campus Santa Rosa