Página inicial > Santa Rosa > Comemoração dos 15 anos dos Institutos Federais marca início do ano letivo para servidores
Notícias Santa Rosa

Publicado em Quinta, 15 de Fevereiro de 2024, 19h29 | por Ascom Santa Rosa | Voltar à página anterior

Nesta quarta-feira (14), o IFFar – Campus Santa Rosa realizou a primeira reunião geral voltada para docentes, técnicos-administrativos e colaboradores, evento que marca o início do ano letivo 2024. As aulas para os alunos novatos e veteranos começam na segunda-feira, dia 19 de fevereiro.

SR_reuniãogeral2024_1.jpg

Foto: Analice Marchezan, diretora-geral do IFFar Campus Santa Rosa fez a abertura da reunião.

A reunião ocorreu no Auditório do Campus, entre 14h e 17h, e contou com a presença da equipe diretiva da unidade, da reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, e da chefe de gabinete do IFFar, Dalva Pillar. As pautas foram dedicadas à comemoração dos 15 anos dos Institutos Federais, completados em 29 de dezembro de 2023, e à homenagem aos servidores do campus que há 15 anos atuam nos Institutos Federais. Também foi um momento de reencontro e acolhida dos novos servidores.

A diretora-geral do IFFar – Campus Santa Rosa, professora Analice Marchezan, fez a acolhida, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância da união dos servidores para o sucesso da educação pública. “Juntos construímos história, e reunimo-nos hoje para celebrar os IFs, essas Instituições de Ensino referenciadas, que ao longo de 15 anos têm transformado a vida de alunos, famílias e da sociedade”.

Dando seguimento à abertura do ano letivo, a reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, lembrou os avanços do IFFar e enfatizou a importância da experiência e da responsabilidade de cada servidor, na missão que a Instituição tem: “Não existe Instituto Federal sem cada olhar, de cada servidor, de cada aluno e de cada família que confia em nosso trabalho para uma formação de qualidade”. Ela também ressaltou a proposta do Governo Federal para a consolidação e a expansão da Rede Federal, iniciada com a aprovação do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o qual prevê recursos para melhorias das unidades do IFFar.

SR_reuniãogeral2024_2.jpg

Foto: A reitora do IFFar, Nídia Heringer, esteve presente na reunião.

Homenagem aos servidores

Durante a reunião, foi feita uma homenagem aos  oito servidores do IFFar – Campus Santa Rosa que completam 15 anos de dedicação à Rede Federal. Os servidores Marcelo Eder Lamb, Magnus Jaime Scheffler, Vejane Gaelzer, Gilberto Thomas, Melissa Walter, Julhane Thomas Schulz, Roséli Nedel e Adriano Wagner receberam uma placa de homenagem e um certificado de reconhecimento pelo tempo de dedicação à educação pública ofertada pelos IFs. Cada homenageado pode dar o seu depoimento, compartilhando alguns momentos significantes das suas trajetórias.

SR_reuniãogeral2024_3.jpg.jpeg

Foto: Servidores homenageados receberem certificado e placa como reconhecimento do trabalho prestado aos IFs

Novos servidores

Outro momento de destaque da reunião foi a apresentação dos novos servidores docentes e técnico-administrativo que atuarão na instituição a partir de 2024. São eles: Eduardo Pacheco Cembranel, Gustavo Rodrigo Kerkhoff Assmann, Jenifer Petry Vescia, Lidiane Barreto Alves Zwick, Mariele Martini, Marilia Boessio Tex De Vasconcellos, Matheus Cargnelutti De Souza, Morgana Dos Santos Almeida, Rafaelly Andressa Schallemberger e Wilame Moreira Costa Junior.

SR_reuniãogeral2024_4.jpg.jpeg

Foto: Novos servidores recebem a acolhida da reitora Nidia Hering e da diretora Analice Marchezan.

Mensagem dos ex-reitores

Para ressaltar a importância dos Institutos Federais, a diretora Analice leu as mensagens enviadas por dois ex-reitores do IFFar. O professor Carlos Alberto Pinto da Rosa, reitor no período de janeiro de 2009 a maio de 2012, foi um dos pioneiros a comandar uma das unidades da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e participou da implantação da reitoria do IFFar em Santa Maria/RS, em 2009. “Foi um desafio”, conta ele. “Hoje, o Instituto Federal Farroupilha tem uma importância bastante grande na nossa região e tem atendido à missão para a qual foram criados os Institutos Federais”. Ele finalizou a mensagem com um conselho aos servidores. “Não esqueçam as aulas práticas, elas fazem toda a diferença para os nossos alunos. Para poder ensinar alguém, primeiro a gente precisa saber fazer”.

Para a professora Carla Comerlato Jardim, reitora do IFFar de 2012 a 2020, a publicação da Lei nº 11.892, em 2008, “foi o início de uma revolução na educação em nosso país”. Atualmente, a ex-reitora ocupa o cargo de diretora de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica no MEC e considera os Institutos Federais “a maior e melhor política de educação da história do Brasil”.

Sobre os IFs

Criados pela Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008, os Institutos Federais hoje contam com 680 unidades, presentes em todas as unidades da Federação. Por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, oferecem uma formação humana integral a seus mais de 1,4 milhão de estudantes em cursos de qualificação profissional; técnicos; e de graduação e pós-graduação. Desde o final do ano passado, atividades comemorativas celebram o marco e relembram as trajetórias das instituições e das pessoas que fazem e fizeram parte dessa história. A valorização das trajetórias das pessoas que fazem parte dos Institutos Federais é a tônica das comemorações.

SR_reuniãogeral2024_8.jpg.jpeg

Foto: Servidores e colaboradores presentes na reunião posam para foto.

A reunião encerrou com a confraternização dos servidores. Já a quinta-feira (15) contou com uma agenda voltada às reuniões pedagógicas e preparação para a recepção dos alunos.

Ascom Campus Santa Rosa

Assunto(s):