Página inicial > Santa Rosa > 3ª Assembleia de Gestão Participativa acontece amanhã (28)
Notícias Santa Rosa

3ª Assembleia de Gestão Participativa acontece amanhã (28)

Publicado em Quarta, 27 de Setembro de 2017, 17h09 | por Ascom Santa Rosa | Voltar à página anterior

Está marcada para esta quinta-feira (28), a 4ª Reunião Ordinária e a 3ª Assembleia do Projeto de Ensino “Experiência da Gestão Participativa na Política da Assistência Estudantil do IFFar – Campus Santa Rosa. O evento acontecerá no auditório do campus, às 18h, e é aberto para participação geral.

O Projeto é coordenado pela Assistente Social do Campus Santa Rosa, Richelli Pinheiro, com a participação da aluna do bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Hayatt Husam Mansour, e dos servidores Fernando Moscon, Giancarlo Décio Calliari, Natália Tex Boessio Vasconcelos e Katia Gilene de Moura. A proposta é aproximar os alunos do cotidiano administrativo escolar.

Saiba mais sobre o Projeto

Por meio de um Modelo de Gestão Participativa junto a Política de Assistência Estudantil do IFFar Campus Santa Rosa, os integrantes buscaram envolver representantes de todas as turmas dos cursos ofertados no Campus com participação ativa nas escolhas orçamentárias de 2017. Este modelo justifica-se pela participação direta dos discentes afetar a execução da política de assistência do Campus, não apenas na legitimidade das ações mas também no planejamento compartilhado com o público que é atingido; sendo os atores públicos mediadores e executores das definições de aplicação de recursos.

Ele começou a ser desenvolvido como um modelo de cogestão na política da assistência estudantil, desde 2016. Esse, planejou-se com o entendimento da necessidade em criar uma cultura de participação efetiva por parte dos discentes, e está se desenvolvendo em 2017, na instituição, com a problemática: Quais as contribuições que os discentes têm a apresentar sobre a política de Assistência Estudantil do nosso Campus?

O estudo objetiva apresentar a importância da gestão democrática e expor um modelo de gestão participativa com contribuições para a assistência estudantil. Sendo assim, uma forma de planejar e administrar os recursos, assegurando a participação social e aumentando a legitimidade da permanência e êxito, e também um meio de transparência na elaboração e execução do orçamento. Por isso, a participação dos estudantes na gestão democrática é de extrema significância, afirmando a cultura do diálogo e do compromisso mútuo entre gestores e utentes para com os recursos públicos.

A seguir, registros das reuniões realizadas anteriormente.