Página inicial > Santa Rosa > Campus Santa Rosa sedia seminário “Educação e Desenvolvimento Regional"
Notícias Santa Rosa

Campus Santa Rosa sedia seminário “Educação e Desenvolvimento Regional"

Publicado em Sexta, 22 de Setembro de 2017, 17h16 | por Ascom Santa Rosa | Voltar à página anterior

Contingenciamento do orçamento, repasse de recursos e a atual situação das instituições de ensino públicas foram temas norteadores do Seminário “Educação no Desenvolvimento Regional”, realizado na sexta-feira ( 22), no auditório do IFFar – Campus Santa Rosa.

Seminario Ed e des10 2

Foto: pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFFar fala durante seminário promovido pela Assembleia Legistlativa do Estado

O Seminário, de iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado, refletiu o momento crítico enfrentado pelas instituições de ensino federais, frente à política do governo de corte das “despesas com educação”.

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFFar, Nídia Heringer, e o vice-reitor da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), Antônio Andrioli, palestrantes do seminário, elencaram os benefícios trazidos pelas respectivas instituições de ensino na região em menos de uma década de funcionamento. A professora Nídia Heringer alertou para a proposta do governo em apontar a crise para a educação, saúde e o serviço público, e não para a crise política, ética, moral e econômica vigente.

O desafio posto pelos palestrantes é conscientizar a comunidade de que a educação não é um mérito, mas um direito do cidadão. “É possível termos a melhor educação, com alunos que mais precisam”, disse o professor Antônio Andrioli, ressaltando o perfil dos egressos dessas instituições, segundo o qual, a maioria possui renda familiar de até um salário mínimo e meio.

Também se manifestaram no evento, a diretora-geral do Campus Santa Rosa, Renata Rotta; o deputado federal, Elvino José Bohn Gass; os deputados estaduais,  Jeferson Fernandes e Nelsinho Metalúrgico; o prefeito de Santa Rosa, Alcides Vicini; o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Rosa, Paulinho dos Santos; o acadêmico Mateus Markiewicz Moureira, representando as entidades estudantis; o técnico-administrativo do IFFar - Campus Santa Rosa, Maiquel Hetsper Lima, representando o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica; e a representante do COREDE, Avanice Mattos.

Além dos alunos do instituto, participaram do seminário, representantes de sindicatos dos municípios da região, líderes estudantis, vereadores e secretários da educação. “Esse debate é urgente”, afirmou a diretora Renata Rotta, “ou ficaremos marginais ao processo de decisões que está levando a educação pública de qualidade ao caminho da privatização ou do sucateamento”.

Entrevista em telejornal local - a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional do IFar, professora Nìdia Heringer, falou sobre o assunto em entrevista a um telejornal da cidade de Santa Rosa. A entrevista pode ser vista neste link.

Ascom - Campus Santa Rosa