Página inicial > São Vicente do Sul > Mostra de Educação, Ciência e Tecnologia e Cultura do Campus São Vicente do Sul
Notícias São Vicente do Sul

Mostra de Educação, Ciência e Tecnologia e Cultura do Campus São Vicente do Sul

Publicado em Segunda, 27 de Agosto de 2018, 17h03 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Na última quarta-feira, dia 23 de agosto, ocorreu a Mostra de Educação, Ciência e Tecnologia e Cultura do Campus São Vicente do Sul, evento que reuniu a comunidade escolar e acadêmica para um dia inteiro de atividades. A mostra de 2018 teve como tema IFFar: 10 anos de educação em busca da Sustentabilidade e oportunizou um espaço para apresentação e discussão de trabalhos científicos, tecnológicos e de extensão.

As palestras da manhã convidaram o público a refletir sobre sustentabilidade, abordando assuntos como as metas e desafios do desenvolvimento sustentável, com o professor Lucas Ávila, da UFSM; e o panorama da energia solar no Brasil, com o acadêmico de Engenharia Elétrica Vinícius Anese Nicola, da UNIPAMPA. A parte da tarde ficou destinada para as apresentações orais e a exposição de trabalhos em pôsteres. No total, a MECTeC recebeu 220 inscrições de trabalhos, sendo 90 orais e 130 em pôsteres.

Segundo o diretor do DPEP, Fabiano Damasceno, a mostra foi um sucesso, pois possibilitou a conexão entre professores, coordenadores, orientadores e bolsistas, mostrando atividades e resultados oriundos de projetos de ensino, pesquisa e extensão de todos os cursos do IFFar-SVS. Ele destaca a novidade deste ano, que foi a abertura para apresentação de trabalhos externos: “recebemos 15 trabalhos de instituições externas, o que demonstra que a MECTeC transcende os portões do Campus São Vicente do Sul”.

Atrações artístico-culturais

A MECTeC foi abrilhantada pelas seguintes atrações artístico-culturais: animação musical do Grupo Pampa e Fronteira, formada por estudantes do campus; performance sobre a violência contra a mulher, do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDIS); apresentação do NTG Trempe da Saudade; dança solo, com a aluna Gabriélli Junges, e exposição de pinturas do aluno Carlos Eduardo Rosa.

Parcerias:

Participaram da MECTeC, com a venda de seus produtos, os Feirantes Familiares de SVS, fornecedores do PNAE; a Livraria Ana Terra e a Paduca, mini-empresa do Curso de Alimentos. Houve demonstrações da Tecnologia de Energia Solar, com a Empresa ESCO-GD, além de atividades relacionadas com o dióxido de carbono e o lixo eletrônico, realizadas, respectivamente, pelos bolsistas do PET-BIO e pelos alunos do Curso Técnico em MSI.

Veja mais fotos aqui, na página oficial do Campus no Facebook.

Assunto(s):