Página inicial > São Vicente do Sul > Equipes participantes do Desafio Bye Bye Boss reúnem-se para avaliação de pitch
Notícias São Vicente do Sul

Equipes participantes do Desafio Bye Bye Boss reúnem-se para avaliação de pitch

Publicado em Sexta, 28 de Setembro de 2018, 11h43 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Na tarde de quarta-feira, dia 26 de setembro, aconteceu a avaliação de pitch do Bye Bye Boss, desafio de empreendedorismo e inovação do Instituto Federal Farroupilha.

Na oportunidade, as cinco equipes participantes tiveram que mostrar o valor de suas ideias, produtos e de provar o potencial inovador de suas respectivas propostas. Além disso, a atividade foi a última etapa da fase eliminatória do desafio, a qual selecionou duas equipes para a etapa Final do Bye Bye Boss, a ocorrer no dia 17 de outubro, durante a IX Mostra de Educação Profissional e Tecnológica (MEPT).

Na avaliação das propostas, foram levados em consideração os seguintes critérios: grau de inovação; viabilidade técnica e operacional; viabilidade econômica e potencial de mercado; impacto socioambiental e apresentação. Foram classificadas as equipes CultivaSul Jr., que tratou sobre a rastreabilidade de frutas e hortaliças com Qr Code; e a CrisoBio, cujo produto visa ajudar produtores no uso de controle biológico de pragas.

A acadêmica Thamara Elesbão Pinto, do Bacharelado em Agronomia, acredita que sua participação na atividade foi algo transformador, tanto para sua vida pessoal, quanto profissional: "Foi uma grande experiência! Tivemos a oportunidade de aprender muitas coisas novas, de áreas muito importantes que hoje não são contempladas dentro da nossa formação acadêmica. Conseguimos montar uma equipe interdisciplinar, unir nossos conhecimentos e estruturar um negócio do zero”.

Matheus Coimbra, também acadêmico de Agronomia, avalia a ação como muito positiva. "Além de despertar nosso olhar empreendedor e competitivo, o Desafio nos ajudou a melhorar nosso produto através de um olhar mais maduro do mercado, incentivando também a integração de várias áreas do conhecimento”, comenta o líder da CultivaSul Jr.

Bye Bye Boss

Promovido através do Núcleos de Inovação e Transferência de Tecnologia (NIT) dos campi, o Desafio teve como objetivos: 1) fomentar o empreendedorismo e a inovação no âmbito institucional; 2) apoiar os alunos na identificação de oportunidades de mercado, 3) desenvolver novos empreendimentos visando o desenvolvimento local e regional, 4) identificar as melhores equipes e os melhores projetos de empreendedorismo e 5) buscar o apoio de mentores para auxiliar os alunos na montagem de seus planos de negócio.