Página inicial > São Vicente do Sul > Café Cor aborda o feminismo e o empoderamento lógico
Notícias São Vicente do Sul

Café Cor aborda o feminismo e o empoderamento lógico

Publicado em Terça, 02 de Outubro de 2018, 16h14 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Na última quarta-feira, dia 26 de setembro, aconteceu mais uma edição do Café Cor, que é promovido pelo Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDIS) do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul. A atividade tratou sobre o feminismo e o empoderamento lógico e foi ministrada por Gisele Secco, professora no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria e docente colaboradora da PPGFil/UFRGS.

Na oportunidade, após delimitar o conceito de feminismo(s) como a luta comum pela igualdade de direitos entre os sexos e abordar os usos sociais da palavra “empoderamento”, profª Gisele buscou traçar uma relação entre o raciocínio lógico e o feminismo, a fim de aproveitar o que essa ferramenta de organização do pensamento pode trazer de benefícios às demandas dos movimentos feministas. Um dos objetivos dela foi demonstrar como a estrutura lógica é algo empoderador. “A lógica empodera o pensamento; o feminismo empodera as mulheres”, induz ela.

Catiane Flores, da turma 2º ADM A, destacou a importância atual do tema abordado na palestra, pois reconhece que, mesmo com maior visibilidade das mulheres na sociedade, os movimentos feministas ainda precisam de apoio nas questões que aborda. Segundo ela, “o apoio da lógica traz um melhor desenvolvimento para os argumentos por nós usados”.

Ligado ao Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDIS), o Café Cor é um projeto de ensino que busca proporcionar aos discentes, servidores do campus e comunidade em geral um espaço para a discussão e a partilha de experiências que permitem visualizar o preconceito, a discriminação e a violência contra a população LGBT+.

Uma vez por mês, o projeto realiza encontro com convidados(as) que se dispõe a tratar sobre temáticas pertinentes ao gênero e à diversidade sexual, buscando aprofundar o diálogo, o estudo e a compreensão dos assuntos pela comunidade institucional.