Página inicial > São Vicente do Sul > Campus sedia palestra sobre inovação sustentável com empresário italiano
Notícias São Vicente do Sul

Campus sedia palestra sobre inovação sustentável com empresário italiano

Publicado em Terça, 27 de Novembro de 2018, 15h17 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Na última sexta-feira, dia 23 de novembro, aconteceu, no Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul, a palestra “As empresas do Friuli e a Globalização: as experiências do passado e os novos desafios”, que foi ministrada pelo empresário Adriano Luci, presidente do Ente Friuli nel Mondo e proprietário do conglomerado empresarial italiano Gruppo Luci, que reúne várias empresas dos setores de meio-ambiente, construção e pesquisa.

Na oportunidade, estiveram presentes diversas pessoas da comunidade de Jaguari, além de estudantes de Administração e Gestão Pública. Após mostrar características da região de Udine, na Itália, o palestrante comentou sobre experiências e desafios impostas pela globalização, além de expor de associações de empreendedores.

italiano palestra 2

Adriano salientou a importância da inovação, da visão empreendedora e da responsabilidade socioambiental, visto que não é produzir a qualquer custo, mas buscando o equilíbrio entre produtividade e sustentabilidade. No caso de suas empresas, frisou que para consolidar-se no mercado precisou criar diferenciais, principalmente baseados em tecnologia, porém também está produzindo na China, para poder competir no atual cenário.

A atividade foi promovida pela Diretoria de Pesquisa, Extensão e Produção do IFFar-SVS, Ente Friuli nel Mondo, Associação Italiana de Santa Maria, Circolo Friuliano de Santa Maria,  Associação Cultural Italiana do Vale do Jaguari, Circolo Friuliano de Jaguari.

italiano palestra 1

O diretor do DPEP, servidor Fabiano Damasceno, destaca a importância da parceria com a Associação Cultural Italiana de Jaguari, realizada através de Luciano Vencato Gastaldo, presidente da entidade; bem como o Campus Jaguari, que tem incentivado a efetivação de intercâmbios, dentro da política de internacionalização do IFFar.