Página inicial > São Vicente do Sul > Campus SVS certifica cozinheiros do 9º Batalhão Logístico de Santiago
Notícias São Vicente do Sul

Campus SVS certifica cozinheiros do 9º Batalhão Logístico de Santiago

Publicado em Quinta, 06 de Dezembro de 2018, 19h26 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

No dia 5 de dezembro, uma equipe do Campus São Vicente do Sul esteve no 9º Batalhão Logístico de Santiago/RS para participar de cerimônia de certificação de onze militares na área profissional de cozinheiro.  A ação é resultado de uma parceria entre Instituto Federal Farroupilha e o Comando Militar do Sul para execução de atividades de ensino, pesquisa, extensão ou cooperação técnica entre as instituições. Essa foi a primeira certificação concedida e serviu como projeto-piloto.

Durante o tempo que permanece em serviço militar, o/a jovem aprende uma série de ofícios e competências que não se perdem mesmo quando opta por não seguir carreira. O objetivo principal da parceria é, portanto, oferecer o reconhecimento oficial dessas habilidades, como forma de contribuir para geração de trabalho e renda de egressos(as) do exército.

Nessa primeira formação, grande parte do conteúdo foi ministrado pelo Instrutor Bianchini, do Exército Brasileiro, como parte do sistema de instruções específicas - no caso, a área de cozinha - que é concedido aos militares. A grade curricular foi complementada com conhecimentos oferecidos por docentes do Campus SVS, principalmente do Eixo de Produção Alimentícia, além de professor do Eixo de Gestão e Negócios.

A metodologia envolveu tanto a ida dos militares ao campus para participar de aulas, como a visitação in loco de docentes ao 9º B Log para trabalhar assuntos como: noções de estruturas, fluxo e equipamentos de Cozinha.

Durante a cerimônia, o Comandante do 9º B Log, Coronel Roberto Morais Brancalione (entusiasta dessa parceria assim que cogitada) disse que “o curso de hoje é apenas um embrião, um teste, para que a gente possa ampliar esse convênio e consiga, em outras áreas, fazer a certificação”. No mesmo sentido, o Diretor Geral do Campus São Vicente do Sul, prof. Deivid Dutra de Oliveira, garantiu a ampliação dos tipos de cursos que poderão ser certificados através dessa parceria.

Iniciativa:

Em maio deste ano, uma Carta de Intenções marcou o interesse das duas instituições em promover uma cooperação na área da educação, visando, principalmente, a certificação e o reconhecimento de saberes adquiridos por jovens durante o serviço militar. A proposta inicial é consequência do projeto de pesquisa do Major Sandro Gindri Minussi, aluno do mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), tendo orientação do professor do IFFar-SVS, Renato Xavier Coutinho.

boa