Página inicial > São Vicente do Sul > Inaugurado o Herbário do campus SVS
Notícias São Vicente do Sul

Inaugurado o Herbário do campus SVS

Publicado em Sexta, 07 de Dezembro de 2018, 16h07 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

No dia 5 de dezembro, foi inaugurado, no Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul, o Herbário Nelson Ivo Matzenbacher (HNIM). Iniciado através de um projeto de pesquisa, seu nome é uma homenagem a esse importante botânico gaúcho, falecido em 2017.

No contexto institucional, o herbário funciona como um Laboratório de Ensino, Pesquisa, Extensão e Produção (LEPEP) cuja finalidade é armazenar uma coleção de plantas dessecadas, conservadas e organizadas segundo uma sistemática, para fins de pesquisa científica. Sua planta símbolo é a bromélia Dyckia vicentensis, endêmica da região e em perigo de extinção.

Durante o ato de inauguração, também foi apresentada a logotipo do herbário, escolhida através de concurso específico. As propostas vencedoras foram inspiradas na planta símbolo e concebidas pelo aluno Matheus Coimbra. Segundo a equipe, elas foram tão boas que acabou-se escolhendo ambas.

O HNIM está organizado na forma de cinco coleções:  Fitoteca (coleção de plantas), Xyloteca (coleção de madeira), Carpoteca (coleção de frutos), Micoteca (coleção de fungos) e Palinoteca (coleção de grãos de pólen). Atualmente, conta com aproximadamente 800 exemplares. Localizado no 4° andar do prédio A (terraço), o herbário está aberto à visitação para toda comunidade.

Além da constante incorporação de novos exemplares, o herbário possui dois projetos em andamento: Flora do Ceará – Família Cucurbitaceae (em parceria com a Universidade Federal do Ceará) e Manual de infestantes invernais – Família Caryophyllaceae na região de São Vicente do Sul.

A equipe do herbário é composta por quatros servidores do IFFar-SVS, os professores Luis Fernando Paiva Lima (Curador), Rejane Flores e Eduardo Anibele Streck; a laboratorista Elisangela Secretti; além de um bolsista, acadêmico do Bacharelado em Agronomia, Rafael de Bacco Salvador.

Assunto(s):