Página inicial > São Vicente do Sul > Projeto de extensão promove a alimentação saudável a estudantes da rede pública
Notícias São Vicente do Sul

Projeto de extensão promove a alimentação saudável a estudantes da rede pública

Publicado em Quarta, 12 de Dezembro de 2018, 13h38 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Nos dias 11 de dezembro, o Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul recebeu a visita de alunos e alunas do ensino fundamental da Escola Municipal Antero Xavier, do 3º distrito do Loreto/SVS, para participarem de atividade referente ao projeto de Extensão “Alimentação saudável: lição para aprender na escola”.

Na oportunidade, cada grupo de estudantes participou de duas atividades voltadas ao tema da alimentação saudável: uma oficina culinária de lanches saudáveis, onde eles se envolveram no preparo de pizza integral (doce e salgada); e uma dinâmica com alimentos ultra processados, onde receberam orientações sobre a importância de uma alimentação balanceada e diversificada, além de dicas de como ter uma vida mais saudável.

Esta é a terceira etapa do projeto, que tem o objetivo geral de desenvolver ações de educação alimentar e nutricional visando a construção do conceito sobre alimentação saudável para os estudantes regularmente matriculados nas séries finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) das escolas públicas de ensino fundamental do município de São Vicente do Sul.

Em um primeiro momento, buscando verificar os conhecimentos prévios dos estudantes e obter informações sobre seu consumo alimentar, foi aplicado um questionário sobre seus hábitos alimentares. Isso foi realizado no dia 7 de dezembro, durante visita à escola. A metodologia também incorporava a caracterização do estado nutricional dos mesmos, através da avaliação antropométrica (a partir das medidas de peso e altura), a fim de obter o Índice de Massa Corporal (IMC).

Coordenado pelas professoras Ana Paula de Souza Rezer, Bárbara Cecconi Deon e Vanusa Granella, o projeto conta com a participação das bolsistas Letícia Martins e Patrícia Martins, além da voluntária Gláucia Brisotto. Conforme justificativas das proponentes, a educação alimentar é um caminho para a promoção da saúde que age de maneira preventiva, neste sentido ações extensionistas em educação nutricional voltadas para o ensino fundamental podem repercutir positivamente na conscientização dos escolares.