Página inicial > São Vicente do Sul > Arquivo Permanente Digital do campus está em funcionamento
Notícias São Vicente do Sul

Arquivo Permanente Digital do campus está em funcionamento

Publicado em Terça, 14 de Mai de 2019, 15h44 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

O Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul passou a contar com um repositório denominado Arquivo Permanente Digital, cujo objetivo é disponibilizar à comunidade o acesso aos documentos permanentes produzidos e acumulados pela instituição, de forma a assegurar a transparência, a autenticidade e a confiabilidade das informações.

O APD foi disponibilizado para a comunidade em março deste ano, mas seu processo de implantação iniciou em 2017, com a realização de testes nos softwares Atom e Archivematica. Nesta primeira fase, estão disponíveis portarias, ordens de serviço, atas de reunião e trabalhos de conclusão de curso.

Segundo o servidor Eduardo Miranda Feitoza, arquivista, os softwares foram escolhidos por serem livres e por permitirem a preservação e o acesso a documentos digitais de longo prazo num ambiente confiável, autêntico e seguro. No 2º semestre de 2018, foi discutida a política de uso e iniciado o processo de submissão de documentos digitais no repositório.

A previsão é de que todos os documentos permanentes da instituição passem a ser disponibilizados no APD. Documentos permanentes são os documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados pela instituição.

A gestão do conteúdo do Arquivo Permanente Digital é de responsabilidade da Unidade de Gestão de Documentos e a gestão do sistema de armazenamento é de responsabilidade da Coordenação de Tecnologia da Informação.

Para acessar o APD, basta clicar aqui e realizar Pesquisa do termo pretendido.