Página inicial > São Vicente do Sul > Dia 15 de maio é marcado por atos em defesa da educação pública
Notícias São Vicente do Sul

Dia 15 de maio é marcado por atos em defesa da educação pública

Publicado em Quinta, 16 de Mai de 2019, 21h11 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Na manhã do dia 15 de maio, o Movimento Estudantil do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul promoveu o evento intitulado IFFar na Praça, com o objetivo de mostrar à comunidade vicentense as atividades científicas e culturais realizadas pela instituição.

Na oportunidade, houve a distribuição de panfletos com os resultados de uma pesquisa feita pelo Diretório Acadêmico do Bacharelado em Administração. O levantamento, realizado com urgência na última semana, buscou demonstrar a importância do campus SVS para a economia local e os iminentes prejuízos que serão provocados pelos bloqueios orçamentários. Além de dados a respeito dos gastos mensais dos estudantes com moradia e alimentação (estimativa de 422.000/mês), verificou-se que a redução dos contratos de funcionários terceirizados retira de circulação o montante de 546 mil reais/ano. O resultado na pesquisa pode ser visualizado aqui.

A aluna Beatriz Oliveira Brum, 15 anos, do 1º ano do Técnico em Administração/Integrado, considera importante chamar a atenção da sociedade para unir forças em favor das instituições públicas. “Se o IF fechasse, a minha educação iria decair muito, porque na minha cidade o ensino médio não é tão bom”. Beatriz vem do interior de São Sepé e representa uma grande parcela do público-alvo dos institutos federais brasileiros, cujo compromisso volta-se à expansão da oferta pública e da melhoria do padrão de qualidade da educação profissional e tecnológica, principalmente em municípios interioranos e em regiões distantes de metrópoles.

Veja mais fotos na página oficial do Campus SVS no Facebook.

O IFFar na Praça foi apoiado pela Seção Sindical dos Servidores Federais de Educação Básica e Profissional de São Vicente do Sul (SESSEV), que aderiu à paralisação nacional referente ao Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação. Pela tarde, em parceria com o curso de Tecnologia em Gestão Pública, a entidade realizou atividade de conscientização à classe trabalhadora, através de palestra sobre a reforma da previdência. A discussão foi conduzida por Josué Martins, auditor público externo do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul e membro da coordenação do Núcleo Gaúcho da Auditoria Cidadã da Dívida Pública. Membros da Central dos Sindicatos Brasileiros e do CPERS apoiaram e participaram das ações.

Greve Nacional da Educação

Na tarde da quarta-feira (15), alunos e servidores de diversas unidades do IFFarroupilha também estiveram presentes no ato em defesa do Ensino Público, Gratuito e de Qualidade e contra o contingenciamento de verbas à Educação Federal, realizado em Santa Maria/RS.

60743098 2400445900234126 8270870542551089152 oAto em Santa Maria/RS. Foto: Sedusfm Andes-sn

Anúncios de bloqueios orçamentários preocupam gestores das IFES

O Governo Federal anunciou o bloqueio de 30% no orçamento das instituições federais de ensino (IFES) no dia 30 de abril. Em nota oficial, o Instituto Federal Farroupilha manifestou sua “profunda preocupação quanto à manutenção das atividades institucionais a partir do segundo semestre de 2019”. Leia a nota na íntegra neste link. Outros institutos e universidades federais manifestaram preocupações parecidas.

Diante desta situação, os gestores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, da qual os Institutos Federais fazem parte, definiram uma agenda conjunta de ações para conscientizar a população sobre a importância da educação pública federal e os impactos negativos provocados pelos cortes orçamentários.

#Sou+IFFar: com o objetivo de defender e valorizar o Instituto Federal Farroupilha através da informação, iniciamos a campanha Sou Mais IFFar através das redes sociais e do site institucional. A ideia é mostrar os resultados que entregamos à sociedade e a possibilidade de transformação de realidades que a educação pública, gratuita e de qualidade oferece à população brasileira. Quem conhece valoriza! Veja mais aqui.