Página inicial > São Vicente do Sul > Estudantes participam da Mostra de Foguetes e de olimpíadas de Física
Notícias São Vicente do Sul

Estudantes participam da Mostra de Foguetes e de olimpíadas de Física

Publicado em Segunda, 20 de Mai de 2019, 16h28 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Na última quinta-feira, dia 16 de maio, aconteceu no campo de futebol do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul o lançamento dos projéteis das equipes participantes da Mostra Brasileira de Foguetes (MoBFog). Além do desenvolvimento de um foguete de garrafa PET e uma base de lançamento, o objetivo da prova é que o projétil obtenha o maior alcance horizontal possível.

Orientados pelo professor Marcus Snovarski Fonseca, os estudantes lançaram seus projéteis utilizando como propulsor uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre. O foguete da equipe vencedora da etapa local atingiu 165m e 10cm. Composta pelos alunos Gustavo Paz de Souza (1° MSI B), Gustavo Bianchini Vermohlen e Marcos Crestani Medeiros (ambos do 1° ADM B), a equipe terá a possibilidade de participar da Jornada de Foguetes, onde enfrentarão as melhores equipes do Brasil. O evento ocorrerá em novembro, na cidade de Barra do Piraí/RJ.

Mostra de foguetes 2019

Estudantes participam da Mostra Brasileira de Foguetes 2019

Na sexta-feira, 17 de maio, estudantes dos cursos integrados ao ensino médio também participaram das provas da 22ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Nesta atividade, os participantes foram desafiados a resolver 10 questões discursivas, que abordam temas básicos e avançados destas duas áreas.

Olimpíada Internacional de Física e Cultura

Vinto e cinco (25) estudantes do Campus SVS estão participando da 3ª edição da Internacional Physics and Culture Olympiad (IPhCO), evento promovido pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR). De caráter multidisciplinar, esta olimpíada busca trazer um novo conceito de aprendizado e competição, em que os participantes, ao invés de receber os dados do problema, recebem pistas e charadas.

As provas são realizadas on line e envolvem desde charadas matemáticas até a busca de informações pelo Google Street View. O evento iniciou no dia 8 de maio e se estende até o dia 25.