Página inicial > São Vicente do Sul > Semana Tecnológica de Gestão Pública aborda temáticas atuais e comemora 10 anos do curso
Notícias São Vicente do Sul

Publicado em Quarta, 22 de Mai de 2019, 12h03 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

De 14 a 16 de maio aconteceu, no Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul, mais uma edição da Semana Tecnológica do Curso de Gestão Pública, reunindo estudantes da área, atores sociais e líderes regionais, com o objetivo de compartilhar conhecimentos e de trocar experiências.

A programação do evento envolveu palestras sobre corrupção e moralidade, reforma da previdência, empregabilidade e educação tributária. Os ministrantes foram os seguintes profissionais: Matheus Generali Cargnin, promotor de justiça de São Vicente do Sul; Josué Martins, auditor público externo do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul; César Kubiça, diretor da Competente Treinamento e Consultoria; e João Carlos Loebens, auditor fiscal da Receita Estadual.

Como destaque geral do evento, o professor Rogério Reolón Anese, coordenador do curso, ressalta a pertinência das temáticas abordadas, em sintonia com problemáticas emergentes do contexto socioeconômico atual. O momento musical ficou à cargo dos estudantes Clara Pivetta e Bernardo Acosta.

Uma década formando Gestores Públicos

A edição deste ano foi especial pois comemorou os 10 anos de formação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública no Campus São Vicente do Sul. Na primeira noite de evento, a professora Simone Bochi Dorneles rememorou o processo de implantação do curso, iniciado em 2008, assim como sua evolução (veja no anexo alguns fatos marcantes, as publicações da GP, etc).

A proposta deste curso emergiu em meio ao processo de transformação de CEFET para instituto federal e considerou muito a concepção dos IFs, de que deveriam ser instituições inseridas nas questões de desenvolvimento local. “A ideia inicial deste curso foi qualificar as pessoas que atuam no setor público, tanto na esfera municipal, estadual e federal, para que pudéssemos ter novas propostas de desenvolvimento para a região”, conta ela.

Até agora, o curso formou cerca de 150 profissionais e ‘abriu as portas’ para a verticalização do ensino no Eixo Tecnológico de Gestão e Negócio. Profª Simone sinaliza que grande parte dos egressos obtiveram êxito em concursos públicos, na região e fora dela. “Hoje nós temos egressos atuando no estado, na Susepe, na rede federal, assim como no próprio instituto, que possui muitos servidores que foram qualificados pelo curso”.

Atualmente, o Campus SVS conta com os seguintes cursos no referido eixo: Técnico em Administração/Integrado ao Ensino Médio, Tecnologia em Gestão Pública e Bacharelado em Administração.

A Semana Tecnológica do Curso de Gestão Pública foi encerrada com um jantar comemorativo, ocorrido na noite de sexta-feira (18), na SESSEV. A oportunidade reuniu acadêmicos, egressos e docentes para um momento de reencontro entre pessoas que fizeram parte da história do curso e também oportunizou a aproximação dos estudantes com diversas esferas e trajetórias profissionais.

jantar GP1

Anexos: