Página inicial > São Vicente do Sul > Docentes aprovam trabalhos no Fórum Internacional Ecoinovar
Notícias São Vicente do Sul

Docentes aprovam trabalhos no Fórum Internacional Ecoinovar

Publicado em Sexta, 27 de Setembro de 2019, 14h22 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Docentes do Eixo de Gestão e Negócios do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul tiveram a aprovação de 13 artigos no 8º Fórum Internacional Ecoinovar, evento que vai ocorrer de 15 a 17 de outubro, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O Ecoinovar busca promover o intercâmbio, a divulgação e o estímulo à produção de conhecimento, propostas e soluções que contribuam para o desenvolvimento de novas ideias, iniciativas e a construção de alianças para a inovação e a sustentabilidade.

Os trabalhos são resultados de diversas pesquisas realizadas com os alunos e alunas e serão apresentados na modalidade oral e também em pôster. Segundo o prof. Bruno Milani, eles “servem tanto como estratégias de ensino, as quais propiciam a construção do conhecimento através da prática de pesquisa, quanto como divulgações científicas para a sociedade, que pode assimilar e usufruir de tais conhecimentos”.

Veja abaixo o título dos trabalhos e os respectivos autores:

• Suportes Motivacionais como Mecanismos Motivacionais para o Alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, orientado pela professora Simone Dorneles, com a participação da acadêmica Mayara Gaube.
  • Qualidade no Atendimento Prestado ao Cidadão: O caso da secretaria municipal de educação e cultura de São Francisco de Assis, orientado pela professora Simone Dorneles, com a participação da acadêmica Larissa Gampert.
  • Comportamento do Consumidor: Identificando as barreiras ao consumo verde, orientado pela professora Vanessa Almeida, em parceria com pesquisadores da UFSM.
  • Feira Estadual da Batata Doce (FECOBAT): Um estudo sobre a satisfação do público da 30ª edição do evento, orientado pela profª Vanessa Almeida e pelo prof. Vinícius Radetzke, com a participação da acadêmica Sara Carvalho Brum.
  • Desempenho Escolar: Uma investigação da trajetória percorrida por jovens em um curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, realizado pelas professoras Vanessa Almeida, Gibsy Caporal e Michele Gonçalves do Nascimento, com a participação da acadêmica Alicy Ferreira Lopes dos Santos.
  • Análise dos Impactos da Logística 4.0 em uma Empresa do Ramo Agrícola da Cidade de Cambé –PR, realizado pelo professor Vinícius Radetzke, em parceria com professores do curso de Administração da UFN.
  • Propostas para a redução do Desperdício de Alimentos em um Restaurante Universitário: Estudo de Caso em um Instituto Federal da Região Centro-Oeste – RS, orientado pelo professor Vinícius Radetzke, com a participação dos acadêmicos Aluísio dos Santos Dicetti, Andrieli Medeiros Frescura, Christian Raylan Morais dos Santos e John Lennon Garcia;
  • Conceitualidade X Realidade: A conjuntura atual para a implementação da indústria 4.0 no Brasil, orientado pelo professor Vinícius Radetzke com a participação dos acadêmicos Alicy Ferreira Lopes dos Santos, Ermilo Sampaio Limana, Francis Raniéri da Silva Delavechia e Vityano Buzata Tâmbara;
  • Gestão da Rede de Suprimentos como Estratégia de Consolidação no Mercado Vitivinícola do Vale do Jaguari: Estudo de Caso da Cooperativa Agrária São José, orientado pelo professor Bruno Milani com a participação do acadêmico Robert de Azevedo Nadalon;
  • Composição das Carteiras das Entidades Fechadas de Previdência Complementar: Uma análise do período de 2010 a 2017, orientado pelo professor Bruno Milani com a participação dos acadêmicos Glauber Manzoni e Danielle Sacardi;
  • Variáveis que explicam o retorno dos Fundos Imobiliários Brasileiros, orientado pelo professor Bruno Milani, com a participação da acadêmica Janaína Morais de Oliveira;
  • Políticas Públicas em Territórios com Baixa Densidade: Uma proposta de sustentabilidade para o turismo municipal, do professor Rodrigo Belmonte;
  • Capital Intelectual e Inovação no Desenvolvimento de Territórios de Baixa Densidade, do professor Rodrigo Belmonte.