Página inicial > São Vicente do Sul > Campus SVS é premiado na 4º JAI Jovem
Notícias São Vicente do Sul

Campus SVS é premiado na 4º JAI Jovem

Publicado em Quinta, 24 de Outubro de 2019, 15h00 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Nesta semana, estudantes e docentes do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul estiveram presente na 34ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) e 4ª JAI Jovem, realizada de 21 a 25 de outubro, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

JAI JOVEM 2019

A JAI-Jovem recebe inscrições de escolas de ensino médio da região de abrangência da 8ª CRA e busca oferecer à comunidade ligada ao ensino médio e técnico da região um canal de aproximação com a UFSM, onde estudantes de escolas públicas ou privadas sejam estimulados a conhecer o método científico, a experimentação, a produção de novos conhecimentos. Na oportunidade, foram apresentados oito trabalhos, sendo que dois desses (veja abaixo) foram premiados, cada um, com uma bolsa de iniciação científica (IC-Jovem), que será destinada aos estudantes envolvidos no projeto.

Além dos trabalhos premiados, o IFFar-SVS foi agraciado com o 1º lugar de Melhor Escola da JAI JOVEM, resultado da alta pontuação final correspondente ao somatório das pontuações recebidas pelos trabalhos.

Veja a relação dos trabalhos apresentados:

Ciências humanas

•  “Caminhando sobre o Lixo”, da estudante Luiza Ribeiro e orientação da prof.ª Gibsy Lisiê Soares Caporal;
  •  “Prática Profissional Integrada: Refletindo sobre questões Ambientais e Culturais”, da estudante Samara de Abreu Rehbein e orientação da prof.ª Evelize Dorneles Minuzzi.

Ciências da natureza

• “BIO Giz”, da estudante Cassiane Wappler Michelon e orientação do prof. Antonio Augusto Cortiana Tambara;
  •  “Isolante Térmico a partir da Casca de Arroz”, do estudante Eliardo Schmidt Senger e orientação da prof.ª Cibeli Marzari Bertagnolli.

Linguagens

• “Leio, logo penso”, da estudante Luana Fernandes da Silva e orientação da prof.ª Márcia Juliana Dias Aguiar;
  • “A garrafa pet 100% retornável da Coca-Cola Brasil: um estudo de caso sobre consumo sustentável”, da estudante Tifani Corrêa Silva e orientação da prof.ª Carla Callegaro Correa Kader;

Matemática

• “Geometria das Abelhas: Análise de prismas em relação à rentabilidade econômica”, do estudante Lucas Brondani Brandão e orientação das profsª Aline Parigi e Carla Maso Rodrigues Pires; - PREMIADO COM BOLSA IC-Jovem
  • “Transformando o Lixo Eletrônico em recursos didáticos para o apoio ao ensino e aprendizagem”, do estudante Gabriel Delevati Chiavenato e orientação do prof. Anderson Monteiro da Rocha. - PREMIADO COM BOLSA IC-Jovem

Relatórios JAI JOVEM 2018/19

Na oportunidade, as alunas Julia Bidinotto e Vitória Santos – premiadas com bolsas na JAI-Jovem 2018 - também apresentaram os relatórios dos resultados dos seus respectivos projetos: “Jogos educativos: Uma perspectiva interdisciplinar”, com orientação da prof.ª Carla Maso; e “Letramento Literário e incentivo à leitura”, com orientação da prof.ª Marcia Aguiar e Marcia Berseli (UFSM).