Página inicial > São Vicente do Sul > Campus apresenta resultados de pesquisas na 13ª Feovinos
Notícias São Vicente do Sul

Campus apresenta resultados de pesquisas na 13ª Feovinos

Publicado em Quinta, 05 de Dezembro de 2019, 15h15 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Na última sexta-feira, dia 29, a acadêmica Katieline Moraes Girotto, do Bacharelado em Agronomia, esteve representando o Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul na 13ª FEOVINOS - Feira de Ovinos, ocorrida em Unistalda/RS, nos dias 29 e 30 de novembro. Na oportunidade, ela realizou fala no seminário “Ovinocultura & Novas Tecnologias”, apresentando resultados obtidos em pesquisas sobre o desempenho de ovinos em confinamento que são realizadas no setor de Zootecnia II/Ovinocultura da instituição.

Segundo Katieline, seu objetivo principal foi apresentar técnicas básicas de manejo que buscam maximizar o potencial que o produtor pode ter dentro da sua propriedade. Foram expostos resultados de experimentos sobre, por exemplo: o uso do bagaço de uva e óleo de linhaça na dieta de terminação de cordeiros e o quanto isso impacta na qualidade da carne; os benefícios e problemas deste método; e o efeito da esquila das raças Corriedale e Texel submetidas em sistema de confinamento.

Ela diz que também buscou chamar a atenção dos produtores para a abertura do mercado nacional e internacional neste ramo, “visto que a carne ovina é muito apreciada”. Em seu trabalho final de curso, Katieline conta que pretende avançar os estudos para a relação das técnicas de manejo com questões econômicas, de forma a demonstrar qual a rentabilidade para o produtor.

kati11Créditos fotos: Elias Alessandro Alfonso

O seminário foi realizado através de parceria entre Emater, Prefeitura Municipal de Unistalda, Arco (Associação Brasileira de Criadores de Ovinos) e IFFar-SVS.

Também participaram do evento o servidor Jairo Cruz da Cruz, as acadêmicas Priscila Erbice Olin e Mariéli Santos Souto, da Agronomia; e a estudante Joana da Cruz Carvalho, do Técnico em Zootecnia.

Mais informações sobre as pesquisas realizadas no Campus SVS podem ser obtidas através da Diretoria de Pesquisa, Extensão e Produção (DPEP) pelo telefone (55) 3257-4180 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..