Página inicial > São Vicente do Sul > IFFar está entre os institutos federais com melhor Índice Geral de Cursos
Notícias São Vicente do Sul

IFFar está entre os institutos federais com melhor Índice Geral de Cursos

Publicado em Segunda, 16 de Dezembro de 2019, 14h05 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Instituto Federal Farroupilha mantém índice 4 de 5 em avaliação do ensino superior realizada pelo Inep/MEC e está entre os 12 institutos melhor avaliados do país.

IGC

O mais recente relatório do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), divulgado nesta quinta-feira (12) pelo Inep/MEC, mostrou que o IFFar está entre os institutos federais mais bem classificados do país. Os resultados referem-se ao triênio 2018-2017-2016 e ratificam o conceito 4 já obtido nas avaliações anteriores, em uma escala que vai de 1 a 5.

O IFFar está entre os 12 institutos que obtiveram conceito 4 - o maior obtido pela Rede Federal de Educação Profissional, Técnica e Tecnológica. Vale destacar que os três institutos do RS – IFFar, IFSul e IFRS – alcançaram esse conceito.

No ranking das melhores classificações, o IFFar posiciona-se em quarto lugar, sendo: 1º - Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC); 2º - Instituto Federal Goiano; 3º - Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS); 4º - Instituto Federal Farroupilha (IFFar).

Outro dado importante é a melhora do IGC contínuo, que é o maior desde a criação do IF Farroupilha.

Sobre o IGC - O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) é um indicador de qualidade que avalia as Instituições de Educação Superior. Seu cálculo é realizado anualmente e leva em conta os seguintes aspectos: média dos Conceitos Preliminares dos Cursos do último triênio do Enade (2016, 2017 e 2018), relativos aos cursos avaliados da instituição; média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na última avaliação trienal disponível; e distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.

Institutos Federais obtém excelentes resultados em avaliações do Ensino Médio em 2019

Durante o ano de 2019, a excelência dos Institutos Federais também foi atestada por avaliações do ensino médio.

Os Institutos Federais ficaram a frente de escolas públicas e particulares no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa 2018), realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Se fossem um país, os IFs estariam em primeiro lugar na América Latina e junto de países como Austrália e Portugal. Além disso, de acordo com uma reportagem de janeiro de 2018 do jornal Folha de São Paulo, o resultado dos alunos dos IFs no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é parecido com o dos alunos das escolas privadas.