Página inicial > São Vicente do Sul > Parceria entre IFs do RS e Fapergs vai financiar projetos de pesquisa aplicada
Notícias São Vicente do Sul

Parceria entre IFs do RS e Fapergs vai financiar projetos de pesquisa aplicada

Publicado em Terça, 10 de Março de 2020, 16h49 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Os três Institutos Federais gaúchos e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) lançaram um edital de financiamento de projetos de pesquisa aplicada na última sexta-feira (6). Será investido R$1,8 milhão em pesquisas que atendam a demandas de empresas públicas e privadas, escolas, cooperativas e associações. Inscrições de projetos vão até 7 de maio.

lancamentofapergs3

Foto: cerimônia de lançamento de edital da Fapergs e IFs do RS ocorreu no IFRS, em Porto Alegre

O objetivo do edital é financiar projetos de pesquisa desenvolvidos por servidores e estudantes dos IFs que visem à solução de problemas dos arranjos produtivos e sociais. Os projetos devem ser executados junto de Instituições Parceiras Demandantes, que podem ser empresas públicas ou privadas, organizações não governamentais, associações sem fins lucrativos, cooperativas e escolas de ensino fundamental ou médio, com sede no Rio Grande do Sul, que demandem por soluções de problemas reais através de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação.

Serão financiados até 90 projetos, sendo 30 por Instituto Federal. O edital está disponível no site da Fapergs.

Sobre os projetos

Os projetos devem ser submetidos por servidores dos IFs de 9 de março a 7 de maio de 2020. Serão aprovados até 30 projetos por Instituto Federal. O financiamento pode chegar a R$20 mil, sendo R$9,6 mil para pagamento de bolsas para estudantes e R$10,4 mil para despesas de custeio. Os projetos devem ser executados dentro de 24 meses.

Não há pagamento da demandante para a realização do projeto, mas será necessária alguma contrapartida, como o fornecimento de algum material ou a disponibilização de horas de trabalho de algum funcionário.

Para a reitora do IFFar, edital vai aproximar sociedade gaúcha dos Institutos Federais

O edital foi lançado oficialmente durante uma cerimônia no Auditório do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Porto Alegre, na manhã da última sexta-feira (6). Estiveram presentes o presidente da Fapergs, os reitores dos três IFs gaúchos e pró-reitores de pesquisa, pós-graduação e inovação.

lancamentofapergs1

Foto: reitora do IFFar, professora Carla Jardim, fala durante lançamento de edital de financiamento de pesquisa aplicada

De acordo com a reitora do Instituto Federal Farroupilha, professora Carla Jardim, o financiamento dos projetos de pesquisa aplicada vai aproximar os IFs da sociedade gaúcha, solucionando problemas e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de pessoas como agricultores familiares e alunos e professores de escolas de ensino básico.

Carla Jardim também pontuou que um dos efeitos do edital será contribuir para a realização de um dos objetivos legais dos Institutos Federais: a interação com a sociedade e a realização de pesquisa aplicada com vistas à solução de problemas reais.

De forma geral, a reitora do IFFar também acredita que a execução dos projetos de pesquisa financiados pelo edital pode reafirmar a importância da educação e da pesquisa para a sociedade brasileira.

lancamentofapergs2

Foto: cerimônia de lançamento de edital da Fapergs e IFs do RS reuniu reitores, pró-reitores de pesquisa, pós-graduação e inovação e gestores dos Institutos Federais

Fonte: Secom