Página inicial > São Vicente do Sul > Parceria entre IFs do RS e Fapergs vai financiar projetos de pesquisa aplicada

Mensagem

Sorry - this event cannot be viewed using the link provided. Its possible the item may have been updated while you have been viewing the webpage.
Notícias São Vicente do Sul

Parceria entre IFs do RS e Fapergs vai financiar projetos de pesquisa aplicada

Publicado em Terça, 10 de Março de 2020, 16h49 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Os três Institutos Federais gaúchos e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) lançaram um edital de financiamento de projetos de pesquisa aplicada na última sexta-feira (6). Será investido R$1,8 milhão em pesquisas que atendam a demandas de empresas públicas e privadas, escolas, cooperativas e associações. Inscrições de projetos vão até 7 de maio.

lancamentofapergs3

Foto: cerimônia de lançamento de edital da Fapergs e IFs do RS ocorreu no IFRS, em Porto Alegre

O objetivo do edital é financiar projetos de pesquisa desenvolvidos por servidores e estudantes dos IFs que visem à solução de problemas dos arranjos produtivos e sociais. Os projetos devem ser executados junto de Instituições Parceiras Demandantes, que podem ser empresas públicas ou privadas, organizações não governamentais, associações sem fins lucrativos, cooperativas e escolas de ensino fundamental ou médio, com sede no Rio Grande do Sul, que demandem por soluções de problemas reais através de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação.

Serão financiados até 90 projetos, sendo 30 por Instituto Federal. O edital está disponível no site da Fapergs.

Sobre os projetos

Os projetos devem ser submetidos por servidores dos IFs de 9 de março a 7 de maio de 2020. Serão aprovados até 30 projetos por Instituto Federal. O financiamento pode chegar a R$20 mil, sendo R$9,6 mil para pagamento de bolsas para estudantes e R$10,4 mil para despesas de custeio. Os projetos devem ser executados dentro de 24 meses.

Não há pagamento da demandante para a realização do projeto, mas será necessária alguma contrapartida, como o fornecimento de algum material ou a disponibilização de horas de trabalho de algum funcionário.

Para a reitora do IFFar, edital vai aproximar sociedade gaúcha dos Institutos Federais

O edital foi lançado oficialmente durante uma cerimônia no Auditório do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Porto Alegre, na manhã da última sexta-feira (6). Estiveram presentes o presidente da Fapergs, os reitores dos três IFs gaúchos e pró-reitores de pesquisa, pós-graduação e inovação.

lancamentofapergs1

Foto: reitora do IFFar, professora Carla Jardim, fala durante lançamento de edital de financiamento de pesquisa aplicada

De acordo com a reitora do Instituto Federal Farroupilha, professora Carla Jardim, o financiamento dos projetos de pesquisa aplicada vai aproximar os IFs da sociedade gaúcha, solucionando problemas e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de pessoas como agricultores familiares e alunos e professores de escolas de ensino básico.

Carla Jardim também pontuou que um dos efeitos do edital será contribuir para a realização de um dos objetivos legais dos Institutos Federais: a interação com a sociedade e a realização de pesquisa aplicada com vistas à solução de problemas reais.

De forma geral, a reitora do IFFar também acredita que a execução dos projetos de pesquisa financiados pelo edital pode reafirmar a importância da educação e da pesquisa para a sociedade brasileira.

lancamentofapergs2

Foto: cerimônia de lançamento de edital da Fapergs e IFs do RS reuniu reitores, pró-reitores de pesquisa, pós-graduação e inovação e gestores dos Institutos Federais

Fonte: Secom