Página inicial > São Vicente do Sul > Comitê discute possível retomada das atividades acadêmicas remotas e presenciais
Notícias São Vicente do Sul

Publicado em Terça, 16 de Junho de 2020, 14h43 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

No dia 5 de junho, o Comitê Institucional de Emergência do IFFar (CIE) realizou a 13ª reunião desde a sua criação, em março. Entre as pautas, estavam: relatos de dados sobre a pandemia; discussão sobre a possibilidade de retomada das atividades acadêmicas remotas e/ou presenciais; fatores de risco internos e externos; conclusão dos protocolos de segurança; aquisição de EPIs e outros insumos; e pesquisas com servidores e estudantes.

tb

Confira o resumo com os principais pontos de discussão e encaminhamentos:

Relato de dados relativos à pandemia

A reunião iniciou com a apresentação dos dados relativos ao Coronavírus nas cidades em que há unidades do IFFar a partir do relato de casos suspeitos, monitorados, descartados e confirmados.

Discussão sobre a retomada das atividades acadêmicas remotas e/ou presenciais no IFFar

Na sequência, foi debatida a possibilidade de retomada das atividades acadêmicas remotas e/ou presenciais no IFFar. A discussão teve como base instrumentos legais do MEC e decisões recentes do governo estadual, como o Modelo de Distanciamento Controlado para enfrentamento da pandemia apresentado pelo governador. Também levou em conta fatores de risco internos e externos, protocolos de segurança, previsão de aquisição de EPIs e possibilidades pedagógicas, estruturais e de garantia à vida e saúde da comunidade acadêmica.

Nesse sentido, a reitora, Carla Comerlato Jardim, destacou que o IFFar está mapeando condições institucionais para análise do retorno das atividades presenciais, quando essas forem possíveis. Esse mapeamento inclui o levantamento de servidores e estudantes em grupos de risco e estratégias de organização de protocolos de segurança.

Durante a reunião, a dirigente ressaltou, ainda, a necessidade de repensar os currículos no sentido de se atentar às possibilidades pedagógicas que a atual situação permite.

A reitora também esclareceu que, a partir do momento em que governos estaduais e federais permitirem o retorno de atividades presenciais, cabe ao IFFar decidir se acatará a decisão ou não - de acordo com a análise das condições institucionais e da situação das regiões em que o Instituto se insere.

Quanto aos pedidos de formandos para retorno das atividades de estágio curricular, a reitora informou que será realizada consulta com a Procuradoria Jurídica e Pró-reitoria de Ensino sobre a possibilidade de autorização em casos específicos.

Avaliação dos servidores

O pró-reitor de Ensino do IFFar, Édison Brito, informou que 55% dos servidores do IFFar responderam à pesquisa acerca das atividades remotas e da suspensão do calendário acadêmico, realizada de 19/5 a 2/6 via e-mail.

Os resultados do questionário apontam que a maioria dos servidores se posiciona favoravelmente ao retorno das atividades acadêmicas remotas. Contudo, a reitora do IFFar ressalta a necessidade de se considerar, também, o número de respondentes que não concorda com essa possibilidade. Discussões visando à retomada das atividades letivas remotas vão levar em consideração tais dados.

Avaliação dos estudantes

Ainda durante a reunião do Comitê, o representante dos discentes Mateus Moureira informou que, até então, foram recebidas 2.265 respostas ao questionário realizado acerca das atividades remotas e de levantamento do grupo de risco entre os estudantes. Patrícia Martins, também representante dos discentes no CIE, destacou que dificuldades de aprendizagem, angústia e ansiedade foram apontadas por um número considerável de estudantes.

A maior parte dos respondentes informou não querer retomar as atividades remotas. Por outro lado, os dados da pesquisa apontam satisfação quanto à forma com que o IFFar está lidando com a pandemia.

Aquisição de insumos para higiene, limpeza de ambientes e proteção individual

O Grupo de Trabalho para elaboração do plano de aquisição de materiais para higiene, limpeza e proteção individual para prevenção da Covid-19 informou que a planilha de insumos foi finalizada e que o plano de ação deverá ser concluído nas próximas semanas. A homologação do material para aquisição será realizada na próxima reunião do CIE.

Projetos de pesquisa

O pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação Arthur Frantz pontuou que projetos de pesquisa com realização de experimentos - quando necessários à execução das atividades - poderão ser viabilizados, desde que tomadas todas as medidas de prevenção necessárias. Frantz salientou a situação atípica decorrente da pandemia de Coronavírus e que o bom senso deve permear ações de pesquisadores e gestores. Ademais, colocou-se à disposição para tirar dúvidas.

Acompanhe

A próxima reunião do CIE vai ocorrer no dia 17 de junho. Todos os encontros são transmitidos pela internet e podem ser assistidos posteriormente na página da WebTV do IFFar no YouTube

Reuniões anteriores

Confira os boletins de outras reuniões do CIE.