Página inicial > São Vicente do Sul > Reunião apresenta plano de contingência e instrui servidores sobre Gestão Ambiental
Notícias São Vicente do Sul

Publicado em Quarta, 24 de Junho de 2020, 17h02 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Na tarde do dia 18 de junho, quinta-feira, técnicos-administrativos e docentes do Campus São Vicente do Sul participaram de reunião geral online para apresentação e discussão do Plano de Contingência para a Prevenção, Monitoramento e Controle do novo Coronavírus – COVID-19, documento em construção que manifesta os esforços institucionais para a saúde e a segurança da comunidade acadêmica para o retorno às atividades presenciais nas unidades do Instituto Federal Farroupilha.

O Plano expõe as necessidades de adaptação dos diversos espaços educativos e laborais, da primordialidade de investimento nas ações coletivas e individuais de educação em saúde, das atitudes comportamentais de toda a comunidade acadêmica e da responsabilidade compartilhada para a prevenção do contágio pelo novo coronavírus. Por tudo isso, o documento contribui para a reorganização do planejamento pedagógico das ações de ensino, pesquisa e extensão, no tocante à saúde e a segurança de todos.

A fim de não criar falsas expectativas em relação à volta das atividades presenciais, o diretor geral do Campus SVS, professor Deivid Dutra de Oliveira, esclarece que não há – até o momento - nenhuma previsão de volta às aulas. Atualmente, as discussões atuais sobre o Plano estão acontecendo em caráter interno. Após correções e diagramação, ele será compartilhado com a comunidade escolar e acadêmica, incluindo estudantes e famílias. Deivid salienta que será indispensável a visão colaborativa de toda a comunidade para a execução desse plano de retorno.

Formação

Na sequência, houve uma formação sobre “Boas práticas em Gestão Ambiental em instituições de ensino”, com a professora Marta Toccheto, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A atividade foi organizada pelo recém nomeado Núcleo de Educação e Gestão Ambiental, que tem o objetivo de incentivar projetos para o desenvolvimento e disseminação de tecnologias para a redução de danos ambientais, além de instigar a discussão da responsabilidade ambiental por toda a comunidade do IFFar, buscando agregar este princípio na formação acadêmica dos estudantes.