Página inicial > São Vicente do Sul > Professoras e alunas publicam artigo sobre a importância da Residência Pedagógica
Notícias São Vicente do Sul

Publicado em Quinta, 25 de Junho de 2020, 15h57 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Neste mês de junho, as professoras Maria Rosângela Silveira Ramos, Catiane Mazocco Paniz e Helena Brum Neto, juntamente das alunas Eliane Barcelos Santos e Mirieli da Silva Martins publicaram na revista Revista Insignare Scientia, (ISSN 2595-4520), publicação quadrimestral editada e publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul.

O artigo trata sobre a importância da Residência Pedagógica na formação inicial nas Licenciaturas em Ciências Biológicas e Química do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul. De metodologia qualiquantitativa, a investigação utiliza-se de referenciais teóricos pertinentes ao tema e um instrumento de pesquisa para coleta de dados, no intuito de identificar e compreender a importância da RP para a formação docente, bem como, a validade das experiências construídas no Programa.

De acordo com o artigo, os resultados convergem para experiências construtivas no e para o saber/ fazer docente, demonstrando que a RP é uma experiência concreta e válida na e para a formação de professores, de maneira a solidificar  teoria & prática, sendo um fator determinante para uma formação com visão do real.

A revista Insignare Scientia está enquadrada no nível Qualis A4, na área da Educação.

A quem tiver interesse, o artigo pode ser lido - na íntegra - clicando aqui.