Página inicial > São Vicente do Sul > CIE aprova proposta de retomada do calendário acadêmico remoto no dia 03/08
Notícias São Vicente do Sul

CIE aprova proposta de retomada do calendário acadêmico remoto no dia 03/08

Publicado em Segunda, 27 de Julho de 2020, 14h15 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

O Comitê Institucional de Emergência (CIE) do IFFar realizou a 17ª reunião na quarta-feira, dia 22 de julho. Entre as pautas, estavam a proposta de retomada do calendário acadêmico de forma remota a partir de 03 de agosto, a proposta de manutenção das atividades acadêmicas e administrativas remotas (exceto as essenciais) até 31 de dezembro, a avaliação de trabalho e estudo remoto para coabitantes com profissionais da saúde da linha de frente da Covid-19, entre outras.

boletimCIE1307

A reunião iniciou com os relatos de cada município referente à situação da pandemia de Covid-19, com a especificação do número de casos confirmados, aguardando resultado de exames e de óbitos nas cidades em que existe unidade do IFFar.

Em seguida, os membros do CIE discutiram a proposta de retomada do calendário acadêmico de forma remota a partir de 03 de agosto de 2020. O Pró-reitor de Ensino, Édison Gonzague Brito da Silva, apresentou os resultados da pesquisa realizada com servidores e estudantes sobre o tema. O Pró-reitor informou que 47% dos servidores do IFFar responderam à pesquisa, sendo 67,8% docentes e 32,2% técnicos-administrativos. Do total de respondentes, 84% responderam que consideram possível o retorno às atividades de ensino não presenciais. Pontuou-se a importância da realização de atividades de formação e qualificação para o retorno às atividades acadêmicas remotas, a exemplo do “IFFar Formação: conectando saberes e práticas”, programa de formação voltado à comunidade acadêmica que já se encontra em andamento na instituição. Os representantes discentes, Mateus Moureira e Patrícia Martins, apresentaram os dados da pesquisa relativos aos estudantes. Ao todo, 33,7% dos discentes da instituição responderam à pesquisa. Do total de respondentes, 53,7% dos estudantes votaram a favor do retorno às atividades não presenciais. Com a aprovação da proposta pela maioria dos membros do CIE, foi enviado para análise do Conselho Superior (CONSUP) a proposta para retomada do calendário acadêmico do primeiro semestre de forma remota, a contar de 3 de agosto até 25 de setembro.

Na sequência, o CIE discutiu a proposta de manutenção das atividades acadêmicas e administrativas de forma exclusivamente remota (exceto as essenciais) até 31 de dezembro de 2020. A proposta leva em conta os riscos à vida e à saúde de estudantes e servidores, o avanço crescente da doença no Rio Grande do Sul, as recomendações de órgãos de saúde e entidades governamentais, a intensa mobilidade de servidores e estudantes que um retorno presencial representaria, o número de servidores em grupo de risco ou que coabitam com pessoas em grupo de risco, entre outros. Em regime de votação, por unanimidade, foi aprovada a manutenção das atividades acadêmicas e administrativas de forma exclusivamente remotas (exceto as essenciais) até 31 de dezembro de 2020. Como encaminhamento, foi enviado parecer da decisão ao Conselho Superior (CONSUP).

Em seguida, discutiu-se a alteração da composição do CIE por solicitação do SINASEFE. A Reitora, Carla Jardim, realizou a leitura do ofício da Seção Sindical de São Vicente do Sul, em que é solicitada a ampliação dos membros do sindicato junto ao Comitê Institucional de Emergência, de 1 para, no mínimo, 3 representantes, levando-se em consideração que as quatro seções no âmbito do IFFar, em Alegrete, Frederico Westphalen, Santo Augusto e São Vicente do Sul apresentam bases e, por vezes, posicionamentos diversos. Colocada em regime de votação, com 27 votos contrários, a solicitação não foi aprovada. Como encaminhamento, o sindicato será informado sobre a decisão e sobre a possibilidade de substituição da atual representante.

Outra pauta discutida foi o acesso aos campi (biblioteca e demais setores). Pontuou-se sobre a necessidade de discussão de um protocolo para acesso às dependências do IFFar, como o caso da biblioteca, além da organização de escala de servidores para atendimento dessas necessidades. Como encaminhamento, decidiu-se que o Comitê Assessor de Ensino (CAEN) deve discutir sobre os usuários prioritários da biblioteca e emitir parecer. Ainda, estabeleceu-se que cada unidade possa organizar sua rotina obedecendo ao protocolo previsto.

A última pauta da reunião referiu-se à avaliação de trabalho e estudo remoto para coabitantes com profissionais da saúde da linha de frente da Covid-19. A partir da análise do Grupo de Trabalho, entendeu-se que a demanda não deve ser atendida. A Reitora colocou que, no âmbito do IFFar, essa possibilidade de trabalho e estudo remoto já fica atendida até o final do ano, visto que a proposição a ser votada pelo Conselho Superior é para que as atividades remotas sejam estendidas até 31 de dezembro. Em regime de votação, por unanimidade, os membros do CIE decidiram pela não inclusão dessa demanda no Plano de Contingência do IFFar.

A reunião pode ser assistida na íntegra no canal da WebTV do IFFar no Youtube.