Página inicial > São Vicente do Sul > IFFar divulga diretrizes pedagógicas para o ensino remoto
Notícias São Vicente do Sul

IFFar divulga diretrizes pedagógicas para o ensino remoto

Publicado em Sexta, 07 de Agosto de 2020, 15h24 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Diante da necessidade de sistematizar e apresentar orientações para o planejamento e o desenvolvimento das atividades acadêmicas não presenciais no contexto da pandemia do novo Coronavírus, o IFFar estabeleceu diretrizes pedagógicas para o ensino remoto na instituição neste período. O documento (baixe aqui) é um subsídio para o desenvolvimento das atividades não presenciais e integra as ações do programa de formação pedagógica "IFFar Formação: conectando saberes e práticas".

diretrizes

As diretrizes pedagógicas para o ensino remoto da instituição situa brevemente a experiência institucional após o período de suspensão das atividades presenciais, expõe as bases legais que amparam o ensino remoto e uma breve conceituação dessa modalidade de ensino. Em seguida, o texto apresenta algumas diretrizes pedagógicas que podem contribuir no desenvolvimento do ensino remoto, e traça alguns parâmetros para a realização do planejamento, dos caminhos metodológicos possíveis, dos princípios da avaliação e, ainda, busca responder algumas dúvidas, como em relação à frequência. Por fim, faz uma breve apresentação do Programa de Formação Continuada que tem como objetivo subsidiar o trabalho pedagógico, por meio de estudos e trocas de experiência entre as diferentes unidades de ensino do IFFar.

O documento, construído a partir do diálogo nos diferentes espaços de gestão do ensino, está assentado nas concepções de sociedade, ser humano e educação que orientam o Projeto Pedagógico Institucional (PPI), de modo a assegurar que os princípios inclusivos, democráticos e humanísticos continuem orientando o processo educativo sob esse novo formato. Além disso, são consideradas também as novas condições de vida e suas formas de subsistência decorrentes da pandemia do Coronavírus, tanto em relação aos estudantes, quanto em relação aos docentes e servidores técnico-administrativos da instituição.