Página inicial > São Vicente do Sul > Graduações do IFFar estão entre as melhores do RS e do país
Notícias São Vicente do Sul

Graduações do IFFar estão entre as melhores do RS e do país

Publicado em Sexta, 11 de Dezembro de 2020, 14h21 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

O Conceito Preliminar de Curso (CPC), divulgado pelo Inep/MEC nesta quarta-feira (9), é um indicador da qualidade da graduação no país. Nota leva em conta, entre outros aspectos, desempenho de estudantes no Enade e formação de professores. Na edição 2019, cinco cursos do IFFar foram avaliados.

Banners avaliacao cursos noticias 01 722x419 equal

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação em uma escala de 1 a 5. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).

A cada edição, grupos diferentes de cursos são avaliados. Os resultados divulgados nesta semana se referem à edição 2019, que incluiu as áreas de ciências agrárias, engenharias e arquitetura e urbanismo.

Confira o conceito preliminar de curso (CPC) das graduações do IFFar avaliadas e o ranking em relação a outras instituições públicas e privadas do RS e do país:

Agronegócio - Campus Santo Augusto - CPC 4
05º/10 Agronegócio no RS (Geral)
04º/05 Agronegócio no RS (Públicas)
06º/27 Agronegócio no pais (Públicas)
18º/67 Agronegócio no país (Geral)

Agronegócio – Campus Júlio de Castilhos - CPC 4
04º/10 Agronegócio no RS (Geral)
03º/05 Agronegócio no RS (Públicas)
17º/67 Agronegócio no país (Geral)
05º/27 Agronegócio no pais (Públicas)

Agronomia – Campus São Vicente do Sul - CPC 4
03º/27 Agronomia no RS (Geral)
03º/13 Agronomia no RS (Públicas)
22º/299 Agronomia no país (Geral)
16º/172 Agronomia no país (Públicas)

Arquitetura – Campus Santa Rosa - CPC 4
08º/35 Arquitetura no RS (Geral)
05º/06 Arquitetura no RS (Públicas)
40º/400 Arquitetura no país (Geral)
20º/59 Arquitetura no país (Públicas)

Zootecnia – Campus Alegrete - CPC 3
07º/07 Zootecnia no RS (Ofertado somente em instituições públicas)
69º/97 Zootecnia no país (Geral)
60º/83 Zootecnia no país (Públicas)

A lista completa de cursos avaliados pelo Inep pode ser acessada nesta página.