Página inicial > São Vicente do Sul > Campus SVS passa a contar com Central de Resíduos
Notícias São Vicente do Sul

Campus SVS passa a contar com Central de Resíduos

Publicado em Terça, 11 de Janeiro de 2022, 16h43 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

O Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul passou a contar com uma central de armazenamento que abrigará resíduos à espera de reciclagem, recuperação, tratamento ou disposição final adequada. O local, concluído em 2021, servirá de depósito temporário de resíduos recicláveis, como papel, plástico, metais; bem como os rejeitos (resíduos não recicláveis) e lâmpadas fluorescentes (com recolhimento por empresa especializada).

A obra foi demandada pela Diretoria de Pesquisa, Extensão e Produção e pelo Núcleo de Gestão e Educação Ambiental da unidade e faz parte de um conjunto de ações que estão sendo realizadas após a obtenção da Licença Ambiental, concedida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental do Rio Grande do Sul (Fepam), e visa tornar o Campus SVS mais sustentável.

A central de armazenamento buscou a minimização dos riscos de contaminação e atendeu a uma série de condições básicas de segurança, sendo um local apropriado, com a devida identificação e classificação. “Finalmente conseguimos retirar o antigo sistema de recolhimento das proximidades do refeitório”, aponta o servidor Fabiano Damasceno, diretor da DPEP; e “isso deverá melhorar tanto na aparência quanto na qualidade ambiental do Campus”.

WhatsApp Image 2021 12 29 at 16.23.15

Com a conclusão da Central, toda comunidade poderá destinar seus resíduos nos coletores seletivos para que seja efetuado o manejo correto. Posteriormente, eles serão destinados adequadamente para a reciclagem ou aterro sanitário, conforme o tipo de material.

O acesso interno estará restrito aos colaboradores que atuam na limpeza e/ou servidores. Externamente, participam da gestão de resíduos os recicladores do município, a equipe da Prefeitura que faz o recolhimento dos rejeitos e as empresas que realizam recolhimento das lâmpadas.

Mais informações deve ser obtidas pelo telefone: (55) 3257-4180 e/ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..