Página inicial > São Vicente do Sul > Movimento em Prol da Educação
Notícias São Vicente do Sul

Movimento em Prol da Educação

Publicado em Sexta, 07 de Outubro de 2016, 16h10 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Está acontecendo, no Campus SVS, uma mobilização envolvendo alunos e servidores, que configura uma manifestação de resistência contra o Projeto da Emenda Constitucional 241, Medida Provisória 746 e Projeto de Lei 257. Trata-se de um movimento democrático que objetiva retratar, com veemência, a preocupação da comunidade escolar com o futuro do País.

As manifestações trazem, em essência, as seguintes inquietações:

O PEC 241 prevê o congelamento dos investimentos em Saúde e Educação por um provável período de vinte anos, a partir de 2017 e a proposta é de sua inclusão na CF. Se aprovado, poderá provocar o sucateamento de ambos os segmentos. Deverá ser votado na Câmara dos Deputados em 10 de outubro de 2016.

A MP 746 relaciona-se à Reforma do Ensino Médio. Essa possível reforma tende a aprofundar os problemas existentes no contexto da educação brasileira. Ela altera, de forma preocupante, a LDB e o Plano Nacional de Educação.

O PL 257, que já foi aprovado na Câmara Federal, só depende da aprovação do Senado para ser convertido em Lei. Esse tem o objetivo de congelar todos os gastos com o serviço público e servidores, com o intuito de pagar a dívida pública, influenciando diretamente na qualidade de vida dos trabalhadores.