Página inicial > São Vicente do Sul > Setor de Suinocultura expõe presuntos nobres em solenidade da Embrapa
Notícias São Vicente do Sul

Setor de Suinocultura expõe presuntos nobres em solenidade da Embrapa

Publicado em Terça, 03 de Mai de 2022, 16h58 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Na última quinta-feira, dia 27 de abril, o Setor de Suinocultura do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul expôs trabalho de pesquisa realizado na fabricação de presuntos nobres na solenidade comemorativa ao 49º aniversário da Embrapa, ocorrido em Brasília/DF. Ao final do evento, foi organizado um coquetel de confraternização com exposição de produtos realizado por parceiros, onde os presuntos do estilo “pata negra” foram degustados. Sob coordenação do profº Adriano Rosado, as peças foram produzidas no Campus SVS com animais de genética oriunda da Embrapa Suínos e Aves.

O presunto “Pata Negra” é produzido na Espanha sob condições próprias daquela região, o que lhe confere o diferencial da Denominação de Origem, sendo um produto único e considerado uma das mais caras iguarias gastronômicas do mundo. No campus SVS, na tentativa de fabricar algo semelhante, o método de produção reuniu alternativas que sustentavam o mesmo tripé utilizado na produção espanhola: Genética, Sistema de Criação/nutrição e Tecnologia de Processamento.

WhatsApp Image 2022 05 02 at 09.55.27 WhatsApp Image 2022 05 02 at 09.55.28 1

*Créditos foto: Comunicação Embrapa.

No experimento, foram usados suínos da raça Moura, que possui características semelhantes ao porco Ibérico, quais sejam, excelente marmoreio e coloração da carne, fatores intrinsicamente ligados à qualidade de carne percebida pelo consumidor. No aspecto nutricional, foram usados, por exemplo, óleo de linhaça, silagem de bagaço de uva e bagaço de oliva, procurando a mudança do perfil de ácidos graxos da carne, fator crucial na diferenciação do produto. Já o processamento envolveu 3 etapas: seleção e preparo das peças; salga e cura (3 anos).

Mais informações sobre essa e demais pesquisas, entrar em contato com a Diretoria de Pesquisa, Extensão e Produção (DPEP) pelo telefone (55) 3257-4180 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..