Página inicial > São Vicente do Sul > Ação educativa de limpeza encerra a Semana do Meio Ambiente
Notícias São Vicente do Sul

Ação educativa de limpeza encerra a Semana do Meio Ambiente

Publicado em Sexta, 10 de Junho de 2022, 15h34 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Na quarta-feira, dia 8 de junho, estudantes e servidores do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul, realizaram uma ação educativa de limpeza, fazendo a coleta dos resíduos que estavam espalhados em frente à unidade. Esse ato encerrou a Semana do Meio Ambiente do Campus SVS, que trouxe atividades voltadas à consciência e educação ambiental, e ocorreu de 2 a 8 de junho.

O evento foi pensado em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado internacionalmente no dia 05 de junho, é foi organizado pelo Projeto Pilares da Sustentabilidade, com apoio da Direção de Ensino e da Diretoria de Pesquisa, Extensão e Produção. Coordenado pela profª. Simone Bochi Dorneles, o projeto trabalha com associações de seis municípios da região, em parceria com o Movimento Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis.

Outras atividades

No dia 2 de junho, houve, nos turnos tarde e noite, a palestra “A importância da educação para a coleta seletiva solidária", com Alexandro Cardoso, conhecido como Alex Catador. Filho de pais e avó catadores, Alex se tornou uma voz da categoria, por todo seu envolvimento e luta pela causa. Em 2021, ele lançou o livro "Do Lixo a Bixo: a cultura dos estudos e o tripé de sustentação da vida", onde conta um pouco sua trajetória. No evento, a obra estava disponível para venda e recebimento de autógrafo. Veja fotos aqui.

No final daquela tarde, também houve uma reunião com os secretários do meio ambiente de São Vicente do Sul e de São Francisco, onde foram discutidas ações para melhorar as condições de trabalho dos catadores desses municípios. Em SVS, os catadores aguardam a doação do terreno para a construção de um galpão; e em São Francisco, existe a necessidade de melhorias no galpão dos catadores, pois o mesmo é aberto, deixando os catadores expostos às intempéries climáticas.

2022 06 03 Reunião catadores

Segundo profª. Simone, em ambas as cidades há necessidade de intensificação das ações de educação ambiental nas escolas e com os munícipes. Também ficou acertado que o IFFar auxiliará para que esse trabalho seja desenvolvido, por meio de projetos de extensão. As ações vão ao encontro de um dos objetivos do projeto, que é apoiar a Associação de Recicladores terra doce do Vale do Jaguari (ARTdoce) no desenvolvimento das suas atividades, tanto em termos de organização interna e autogestão, quanto em sua articulação com o poder público e demais entidades parceiras

Além da separação de resíduos reutilizáveis e recicláveis, o Projeto Sustentabilidade na Prática também tem feito um trabalho de estímulo a separação de resíduos orgânicos no campus para compostagem. Foram distribuídos mais de 100 "baldinhos" identificados, para que as pessoas coloquem os orgânicos e, posteriormente, esse conteúdo seja levado para o Setor de Agricultura I. O levantamento feito através da pesagem dos resíduos orgânicos gerados identificou um volume semanal de 90 kg.

** Algumas atividades que estavam previstas – Lagarteando e Ecoquarta - tiveram que ser canceladas, devido ao tempo.