Página inicial > São Vicente do Sul > Incubação no Campus: Projeto de panificação com mulheres do Loreto
Notícias São Vicente do Sul

Incubação no Campus: Projeto de panificação com mulheres do Loreto

Publicado em Quinta, 07 de Julho de 2022, 16h43 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

O Instituto Federal Farroupilha - Campus de São Vicente do Sul está em processo de formalização de Convênio com a Associação dos Pequenos Produtores do Loreto (APPROL), para a Incubação de um grupo de mulheres que produzem panificados.

Desde abril de 2022, cinco padeiras estão frequentando semanalmente o Setor de Panificação do campus para obterem conhecimentos dos equipamentos industriais e produzirem pães, bolos, cucas e biscoitos; além de atuarem na padronização dos produtos e venda direta por encomenda. Essa fase inicial está sendo coordenada pelo prof. Marcelo Muller, através de um projeto-piloto, que é entendido como pré-incubação.

Tânia Veiga dos Santos, 54 anos, é uma das padeiras do projeto e diz que a parceria com a IFFar é uma grande oportunidade, pois aumenta consideravelmente a capacidade de produção e a qualidade dos produtos. Assim como o restante das mulheres associadas, ela produz de forma caseira; sendo que em dado momento todas se organizam para realizarem as vendas coletivamente. “Agora o sonho é fazer nossa própria agroindústria”, declara ela.

Com suporte de uma equipe multidisciplinar nas áreas de Alimentos, Administração e Gestão Pública do Campus e da Emater/RS – que atuará em todas as fases que envolvem o processo de incubação – o grupo da APPROL pretende se organizar e qualificar seus entendimentos de gestão, empreendedorismo e segurança alimentar, por exemplo, para a futura constituição da própria padaria da Associação. Após firmado o instrumento de convênio, todo o processo de incubação tem a previsão de durar 2 anos.

Este trabalho com a APPROL foi uma das primeiras ações do Núcleo de Incubação Social do Campus São Vicente do Sul, que foi constituído em junho de 2021, tendo a função principal de mobilizar a comunidade para empreendimentos sociais e solidários, através da seleção de grupos a serem incubados, aprovação de planos de trabalho, organização de estrutura física e estímulo a cooperação.

A experiência desse projeto poderá ser conhecida no sábado (09/07), às 18h, durante a programação da 32ª FECOBAT. Saiba mais aqui.

Núcleo de Incubação Social encaminha projeto de panificação com mulheres do Loreto