Página inicial > São Vicente do Sul > Processo Seletivo dos Cursos de Graduação: Saiba mais sobre cada modalidade
Notícias São Vicente do Sul

Processo Seletivo dos Cursos de Graduação: Saiba mais sobre cada modalidade

Publicado em Quarta, 07 de Dezembro de 2022, 08h33 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

As inscrições para o Processo Seletivo 2023 dos Cursos de Graduação do IFFar vão até 3 de janeiro de 2023. São oferecidas mais de 1800 vagas em cursos presenciais e a distância em 12 cidades do Rio Grande do Sul.

O Campus SVS oferta vagas para 6 cursos superiores, em três modalidades diferentes. Navegue na notícia e saiba mais sobre as diferenças entre essas modalidades, objetivo de cada curso e como se inscrever.

noticia graduação 2023 21112022

Bacharelado: Proporcionam habilitação profissional de nível superior por meio da sólida formação teórica e prática. Em sua maioria, duram de 4 a 6 anos. Os profissionais formados garantem a titulação de bacharéis, sendo que a atuação é mais generalista, podendo trabalhar em diferentes cenários de sua área de conhecimento.

• Bacharelado em Administração;
  • Bacharelado em Agronomia.

Licenciatura: Tem o objetivo de formar professores habilitados a dar aulas nos ensinos fundamental, médio e técnico, em instituições públicas ou privadas. Os profissionais também podem ministrar aulas particulares para reforço acadêmico e em cursinhos preparatórios, ou ainda oferecer suporte em plataformas virtuais e atuar na elaboração de conteúdos educativos. O tempo do curso costuma ser de 3 a 4 anos.

• Licenciatura em Ciências Biológicas;
  • Licenciatura em Química.

De Tecnologia: Formação profissional voltada para uma área bastante específica e de duração rápida. Integrando teoria e formação prática, contam com uma duração entre 2 e 3 anos. As graduações tecnológicas são cursos superiores com foco na formação especializada para o mercado de trabalho.

• Tecnologia em Análise de Sistemas;
  • Tecnologia em Gestão Pública.

As inscrições, assim como os cursos, são totalmente gratuitas.

Elas devem ser realizadas pela internet, através do Portal de Processos Seletivos do IFFar, neste link. As inscrições são realizadas em duas etapas:

1. Cadastro no sistema de inscrições
    a. Acesse o sistema;
    b. Clicar na opção “Ainda não possui cadastro?”.
  2. Preenchimento do formulário de inscrição
    a. Acesse o sistema;
    b. Faça o login com CPF e senha cadastrados;
    c. Clique na opção “Saiba mais”;
    d. Clique em “Inscreva-se”.

Ao realizar a inscrição, o candidato deve escolher o curso e o campus onde deseja cursar. Também é necessário selecionar a opção de reserva de vagas (cota). A seleção se dá através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O candidato pode escolher pelo ano que obteve o melhor desempenho (no caso de ter participado de mais de uma edição do Exame).

As informações completas sobre a seleção estão disponíveis no Edital nº 392/2022, que é de leitura obrigatória a todos os candidatos. No link do edital, também está disponível um guia completo com instruções para a realização da inscrição. Dúvida sobre o processo devem ser encaminhados pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Navegue pelas abas para saber mais sobre cada curso oferecido pelo Campus SVS: