Página inicial > São Vicente do Sul > Tarde de Campo apresenta experimentos e pesquisas nas culturas da soja e do arroz
Notícias São Vicente do Sul

Publicado em Terça, 07 de Março de 2023, 16h04 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Na tarde da última sexta-feira, 1º de março, aconteceu no Campus São Vicente do Sul um evento voltado a demonstrações de experimentos e pesquisas na área de Culturas Anuais de Verão, mas especificamente da soja e do arroz. Cerca de 200 visitantes estiveram presentes, entre estudantes, produtores rurais e representantes de empresas da região.

A atividade aconteceu no Setor de Agricultura II e envolveu 4 estações de pesquisa e 2 estações empresariais demonstrativas. Os trabalhos e resultados apresentados são fruto de investigações científicas desenvolvidas no Curso de Bacharelado em Agronomia. Abaixo, saiba mais sobre cada estação:

Estação 1- Desempenho e posicionamento de cultivares de soja

Foram destacados os ensaios de produtividade de 47 cultivares em terras altas realizados ao longo das últimas três safras agrícolas. Além do projeto de posicionamento cultivares de distintos grupos de maturidade relativa em quatro épocas de semeadura distintas, em parceria com a empresa CCGL.

Estação 2 - Bioinsumos na cultura da soja

Abordados processos e manejo de bioinsumos ao longo do ciclo produtivo da soja. Além da utilização de diferentes microorganismos e seus usos.

Estação 3 - Manejo de plantas daninhas em soja

Abordada a identificação, influência e estratégias de controle de plantas daninhas na cultura da soja, evidenciando o uso de herbicidas de manejo hibernal, pré-emergentes e graminicidas.

Estação 4- Cultivares e manejo de arroz e soja em várzea

Evidenciados os ensaios de cultivares e bioinsumos na cultura do arroz. Na cultura da soja em várzea foram destacados: os ensaios de cultivares realizados ao longo das últimas 3 safras agrícolas; Adaptação de cultivares ao encharcamento no estádio vegetativo e reprodutivo; Drenagem, haste sulcadora e escarificação em soja na várzea;

A atividade foi promovida pelo Grupo de Pesquisas Agrícolas (GPA) e Grupo de Estudos em Ciências do Solo (GECS), ambos do IFFar-SVS, e contou com o apoio das seguintes empresas: Sementes Cauduro, Syngenta, Corteva, Sementes Agroceres, Nidera, Embrapa, Bioagreen, FieldCrops, Cooparcentro, Cotrisel, Basf, TMG, UPL, Soytech, CropField, Cambaí Sementes, Fundação Pró-sementes, CCGL, Imexsul, Sementes Giovelli, GDM.

Clique nos links para acessar as páginas oficiais dos grupos: