Página inicial > São Vicente do Sul > Dia da Mulher: 8 de Março é marcado por atividades de conscientização
Notícias São Vicente do Sul

Dia da Mulher: 8 de Março é marcado por atividades de conscientização

Publicado em Quinta, 09 de Março de 2023, 16h14 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, dia 8 de março, o Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDIS) do Campus São Vicente do Sul organizou uma programação especial para marcar a data.

No turno da manhã, houve a atividade "Os espaços educacionais na construção da igualdade", voltada aos/às estudantes do Ensino Médio. Após leitura de relatos de violência contra a mulher e performance musical, houve apresentação dos núcleos inclusivos – NUGEDIS e Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI).

Na oportunidade, o núcleo fez a apresentação de dados de pesquisa e de inferências sobre a população feminina do campus, principalmente no que se refere à representatividade de mulheres matriculadas nos cinco Eixos Tecnológicos no qual o IFFar-SVS atua. Veja esses dados abaixo:

Dados NUGEDIS 8M2023.png 2Dados sobre a população feminina do Campus SVS

Nos turnos da tarde (para servidores/as) e noite (para estudantes), houve a palestra "Por que é tão difícil entender que Não é Não?", ministrada pela advogada Josieli Miorin, de Santiago-RS. Após contextualização dos aspectos sociais, econômicos e culturais que estruturam o machismo na sociedade atual, Josieli explorou os aspectos legais das violências e dos assédios contra as mulheres. Seguindo a perspectiva jurídica, ela abordou grande parte das garantias e dos direitos de mulheres em situações de violência e constrangimento, das aplicações da Lei Maria da Penha, principalmente, e de outras legislações relacionadas.

O evento foi organizado pelo NUGEDIS-SVS, com o apoio de estudantes, Direção Geral, além de Núcleos e Projetos do campus que igualmente promovem a conscientização sobre a valorização, desafios e conquistas da mulher na sociedade.

Dignidade Menstrual

Durante o mês de março, o núcleo está promovendo uma campanha de arrecadação de absorventes, visando amenizar os constrangimentos advindos da falta de acesso aos itens de higiene menstrual.

O Núcleo, que trabalha na conscientização do tema da menstruação, aponta que “não dispor de maneira adequada de absorventes durante o período menstrual gera desconforto, insegurança, vergonha e, em alguns casos, a ausência nas aulas”.

As doações estão sendo recebidas até dia 30 de março, no hall do prédio A e na Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA). Os materiais arrecadados serão entregues à moradia e também distribuídos nos banheiros femininos, de forma contínua.